Agendamento online para doação de sangue é aprovado por doadores

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com o serviço de agendamento online para doação de sangue no Hemocentro Regional de Campos. O agendamento pode ser feito através do link (AQUI) no site oficial da Prefeitura. Para este mês de julho, a secretaria de Saúde disponibilizou mais de 700 vagas.

Das 7h às 12h, segundo a diretora do órgão, Sandra Chalhub, o atendimento no Hemocentro continua por livre demanda. Já as pessoas que optam pelo agendamento são atendidas das 13h às 17h. “Quem chegar na parte da tarde, mesmo sem ter feito o agendamento através do site, não deixará de ser atendido”, disse a médica. Ela pede às pessoas que não deixem de comparecer no dia e horário marcados.

“O serviço online visa facilitar o acesso do doador ao local, já que ele pode escolher uma data e horário para realizar sua doação com tranquilidade”, afirmou Sandra Chalhub. Foi essa facilidade que levou a dona de casa Cristina Alves da Silva Ornellas, 46 anos, a agendar sua ida ao Hemocentro. “Fiquei sabendo do agendamento através das redes sociais e achei muito fácil acessar o site”, contou ela, que é doadora há 25 anos.

Outro que aprovou o serviço online foi o comerciante Beilton Rodrigues Ribeiro, 59 anos. Doador desde 1995, ele disse que foi sua esposa quem acessou o site para fazer o agendamento. “É muito prático. Com o horário marcado, a gente chega e é logo atendido”, afirmou.

O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, além de sábado, domingo e feriados, das 7h às 18h. Estão aptos a doar sangue aqueles que têm entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos), pesem mais de 50 quilos e estejam bem de saúde. O menor de idade deve estar acompanhado pelo responsável legal.

Sandra Chalhub explicou que a pessoa que vai doar sangue não precisa estar em jejum, devendo evitar alimentos gordurosos como leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, entre outros, nas três horas que antecedem a doação. “A mesma orientação vale para quem vai doar no período da tarde”, afirmou ela, destacando que dormir pelo menos 6h na noite anterior à doação e ingerir bastante líquido são medidas também importantes.