• 21/11/2024

Alunos de Atafona participam da Ópera Mundial da Ciência

São João da Barra marca presença mais uma vez na Ópera Mundial da Ciência (Global Science Opera – GSO), que tem como tema este ano “Começos” (Beginnings). O vídeo produzido por 17 alunos dos anos finais do ensino fundamental, que também montaram uma encenação teatral, será apresentado nesta quarta-feira (20), às 10h, no canal oficial do evento. A música composta pelos alunos, “Big Bang”, retrata sua visão sobre a origem do universo.

O Global Science Opera (GSO), uma iniciativa da Universidade de Ciências Aplicadas da Noruega Ocidental, teve sua primeira edição em 2015, para incentivar a organização de comunidades escolares no mundo inteiro e que unam criatividade, conhecimento científico e artes. São João da Barra participa do projeto desde 2021 e a conquista deste espaço é comemorada pela coordenadora pedagógica de Ciências da Secretaria Municipal de Educação, Aline Marcelino.

— Estamos presentes desde antes da criação da Ópera Brasileira da Ciência, que passou a agregar os municípios da região e nossos alunos sempre se destacam, com repercussão internacional — ressalta.

Os alunos se dedicaram a escrever e compor a música, explorando de maneira criativa conceitos científicos, elaborando a encenação para tornar o tema ainda mais dinâmico e acessível. O projeto também ajuda no desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, criatividade e expressão artística.

O processo criativo da Ópera Mundial da Ciência obedece a uma metodologia desenvolvida e ensinada pela equipe da norueguesa Stord/Haugesund University College e consiste num passo a passo para despertar a criatividade dos alunos de forma intensa e lúdica.

— A metodologia em sala de aula inicia com um quebra-gelo onde colocamos a sala de aula em círculo e fazemos uma forma de tempestade, utilizando nossos corpos em movimentos sincronizados e rítmicos. Após isso é lançado o grande tema para uma pequena explanação pelo professor. O nosso era Universo, Começo, Big Bang e formação das galáxias — explica professora de Ciências Juliana Velho, mediadora do projeto Ópera Mundial da Ciência.