- Home 07/12/2024
O médico André Fontoura (PL) já é vereador de São João da Barra. Ele tomou posse nesta segunda-feira (15), após a Procuradoria da Casa analisar um pedido de afastamento protocolado pelo titular da cadeira, Analiel Vianna (PL). Na sessão desta terça (16), André, que já foi vereador de SJB em 2020, fará o juramento e já participará da reunião.
Na sessão da última quarta, foi lido o ofício do vereador Analiel, pedindo o afastamento inicialmente por 30 dias. O documento foi encaminhado à Procuradoria da Casa, e havia dúvida até por parte do suplente sobre a possibilidade de convocação ou não para posse, devido ao curto prazo de afastamento do titular.
O blog voltou tentar contato com Analiel nesta segunda, mas ainda não teve sucesso. Na semana passada, André falou que foi surpreendido com o pedido de licença do vereador. Isso foi uma surpresa para mim. Eu liguei para Analiel. Ele me falou que preferiu pedir uma licença, para poder fazer uns exames. (…) Ele pediu para eu manter os projetos lá e fortalecer algumas coisas na saúde, na qual eu entendo bem e posso estar ajudando um pouco mais. Analiel é meu amigo de muito tempo”.
No pleito de 2020, então pelo Cidadania, André Fontoura ficou como primeiro suplente. Além de Analiel, o partido elegeu o atual presidente da Câmara, Alan de Grussaí, e Júnior Monteiro. Atualmente, os dois estão no União Brasil. Analiel e André foram para o PL.
Ex-vereador — Ainda que por pouco tempo, André Fontoura chegou a ser vereador de São João da Barra. No último mês da legislatura anterior, em dezembro de 2020, ele foi convocado após o afastamento do ex-vereador Ronaldo da Saúde, por decisão judicial.
Pleito de 2024 — Na composição das nominatas para outubro deste ano, Analiel e André novamente estarão juntos, agora pelo PL. O primeiro preside o diretório municipal, enquanto o segundo teria tentado até o último momento levar a sigla fechada para o arco de alianças da atual prefeita, Carla Caputi (União).
Nos bastidores, há quem aposte que a saída de Analiel para entrada de André faça parte de um acordo na composição dessa nominata. André descarta a possibilidade e diz que esse tipo de comentário é comum na política. Analilel ainda não falou sobre o assunto.