- 30/09/2024
A tradicional festa de Nossa Senhora da Penha fez de Atafona, mais uma vez, um mar de fé. Milhares de fiéis se reuniram no Santuário durante os nove dias de festa, com pontos altos as missas, a procissão fluvial no domingo, 16, e a procissão terrestre da segunda-feira, 17. A programação recreativa acabou prejudicada devido às chuvas intensas na sexta-feira, 14, e no sábado, 15. Mas entre a noite de domingo e a madrugada de segunda, a dupla Israel & Rodolffo animou uma multidão, assim como Tony Alisson na chegada da procissão. E a festa ainda trouxe uma novidade para São João da Barra: o bispo Dom Roberto Francisco Ferreria Paz decretou Nossa Senhora da Penha como co-padroeira do município, junto com São João Batista.
— A gente fica feliz com essa mudança, porque todos os anos acompanhamos a grande devoção a Nossa Senhora da Penha, aqui em Atafona. São João da Barra é uma cidade abençoada — comentou a prefeita Carla Caputi, que participou da missa solene de segunda-feira, entre outras atividades da festa.
A procissão terrestre de Nossa Senhora da Penha, Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, levou milhares de fiéis, em oração, às ruas de Atafona. No percurso, homenagens dos moradores da praia nas suas casas e também nos barcos dos pescadores, ancorados na localidade da Cehab. Foram 24 andores, todos levados pelo povo, com várias devoções cultuadas no município.
— A cada ano que passa vemos mais fiéis conhecendo esse amor, propagando a devoção a Nossa Senhora da Penha. Nosso Santuário conta com a colaboração de muitos fiéis para realizar cada uma das homenagens. É tudo feito com muito amor, com a dedicação de muitos irmãos, como uma singela forma de agradecer pelas graças alcançadas nas nossas vidas pela intercessão de Nossa Senhora da Penha — disse o provedor da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, Adyvan Pedra.
A festa também movimenta a economia. Vendedores ambulantes, comerciantes e artesãos aproveitaram os dias festivos para aumentar as vendas. As pousadas também receberam bastante hóspedes, sobretudo os romeiros vindos das cidades de São Francisco de Itabapoana e Macaé. Como já ocorre tradicionalmente, alguns moradores de Gargaú ficaram acampados na área da Colônia Z-2, sem contar nos fiéis que alugam casas e aqueles que ficam nas casas de parentes e amigos.
Na parte esportiva, as competições de ciclismo e corrida rústica são promovidas pela Secretaria Municipal de Esportes. Já a Irmandade de Nossa Senhora da Penha mantém disputas tradicionais, como luta sobre o cavalete, pega do pato no Paraíba, cabo de guerra e pau de sebo, que sempre atraem grande público.
Realizada pela Irmandade, a festa de Nossa Senhora da Penha conta com apoio da Prefeitura de São João da Barra. Além da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, e das competições com a pasta de Esportes, a Saúde se faz presente nos dias festivos, com equipes de prontidão, assim como a Cultura, Segurança Pública, Guarda Civil Municipal, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Defesa Civi, Pesca e Aquicultura e Comunicação Social. A Capitania dos Portos, Bombeiros e a Polícia Militar também contribuem para o bom andamento das atividades nos dias de festa.