- Home 07/12/2024
Dos 100 artesãos inscritos no projeto Artesanato de São João da Barra, 15 participarão da Feira de Artesanato do Calçadão Jair da Graça Raposo, na sede do município, entre 5 e 8 de julho, das 9h às 17h. A proposta da Prefeitura é repetir a iniciativa sempre na primeira semana de cada mês, visando criar oportunidade para a exposição e venda dos produtos, gerando trabalho e renda.
Implantado em fevereiro deste ano, o projeto viabiliza a comercialização de artesanato no Balneário de Atafona, onde foram construídos oito pergolados com balcões individuais. Houve ainda oportunidade de vendas na festa de Nossa Senhora da Penha e recentemente foram confeccionadas 20 barraquinhas para feiras itinerantes como a do Circuito Junino, na sede do município, Festival Julino do Açu, entre outros eventos.
Nessas feirinhas os moradores e visitantes podem comprar artesanatos em macramé, crochê, conchas, escamas de peixe, taboa, laços e bijuterias. Há ainda um espaço reservado para alimentação com venda de doces, bolos, salgados e sucos. Os artesãos que ainda não se inscreveram no projeto podem fazer o cadastro (aqui).
Além de incentivar e apoiar a comercialização, o projeto Artesanato de São João da Barra tem a finalidade de promover oficinas de capacitação visando ampliar o conhecimento cultural dos artesãos com o intuito de estimular a produção de peças artesanais com a identidade local e fomentar o intercâmbio de ideias para potencializar a qualidade dos produtos.
“A intenção é continuar avançando em políticas públicas voltadas para a valorização do artesanato local através da implementação de ações integradas, envolvendo todas as secretarias municipais para que possamos qualificar o artesão sanjoanense e promover oportunidades de geração de trabalho e renda”, declarou a prefeita Carla Caputi.