Câmara cria honraria para homenagear professores

A Câmara Municipal de São João da Barra aprovou esta semana, o projeto de resolução nº 005/2022, que institui o Prêmio de Honra ao Mérito Professores Alcy Gomes Barreto Viana e Dircélia Amaral Cravo, a ser outorgado anualmente pelo Legislativo, no mês de outubro. A resolução, de autoria do vereador Analiel Vianna, está prevista para ser publicada amanhã no Diário Oficial. Pela proposta, cada vereador vai poder indicar um professor para prestar homenagem. 

Para isso, os educadores precisam atender aos seguintes quesitos: atuar no município em instituições públicas ou privadas, ter atuado e contribuído para a melhoria da qualidade de educação por meio de experiências pedagógicas bem sucedidas, servir como exemplo à sociedade pela sua dedicação ao ensino, não ter sofrido nenhuma penalidade no exercício da função, inclusive advertência escrita. Para proceder à apreciação das indicações, será constituída uma comissão especial designada para tal fim, integrada por três representantes da Câmara, com validade de dois anos.

– Resolvi criar esse prêmio para reconhecer o trabalho dos professores, que dedicam seu dia a dia a transformar vidas, a conduzir jovens para o caminho do bem, da cultura, do conhecimento, fazendo com que essas pessoas estejam mais preparadas para o mercado de trabalho e sejam um ser humano melhor. E, para isso, escolhi os nomes de dois diretores importantíssimos: a Dircélia, que foi uma pessoa incrível na área da Educação, e o Alcy, que estudou comigo e sempre foi muito dedicado – destacou Analiel.

Alcy Gomes Barreto Viana faleceu em abril de 2021, aos 40 anos. Licenciado em matemática, era professor da rede municipal e também diretor da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, no Açu. Já a professora Dircélia Amaral Cravo faleceu em maio de 2021. Foi a primeira diretora da Escola Municipal Amália Soares de Almeida, na localidade do Carrapicho (Atafona). Começou a lecionar em 1981 e, por último, estava na equipe da Secretaria de Educação.