Câmara informa motivo da não-realização de sessão extraordinária

A Câmara Municipal de São João da Barra não realizou a sessão extraordinária que aconteceria nesta segunda-feira (7) para apreciar dois projetos de lei do Executivo. O motivo, explicado pelo presidente da Casa, Elisio Rodrigues, foi a falta de quórum e também um ofício enviado pela prefeita Carla Caputi, meia hora antes do início da sessão, retirando a urgência para a tramitação das matérias.

Os projetos, 085/2022 e 086/2022, tratam, respectivamente, do desmembramento de duas secretarias municipais: a de Educação e Cultura e a de Turismo, Esporte e Lazer. A proposta do Executivo é criar as pastas de Cultura e Esportes, desvinculando-as das atuais secretarias para torná-las independentes e proporcionar mais investimentos nessas áreas.   

Elisio ressaltou que o Legislativo entende a importância do desmembramento das pastas, mas defende que o assunto precisa ser amplamente discutido com a sociedade. 

– Agora vamos ter mais tempo para debater esse desmembramento das secretarias e isso já foi sinalizado por parte de nós, vereadores, em reunião com o pessoal do Esporte e da Cultura. Entendemos que as secretarias são de suma importância para fortalecer e valorizar ainda mais o Esporte e a Cultura em nosso município, mas já tínhamos sinalizado que, se não tivéssemos tempo hábil para discutir com a população, tempo hábil para a prefeita, de repente, participar de uma audiência aqui na Casa e se comprometer com essas instituições e atender as solicitações, talvez esses projetos seriam reprovados por falta de ampla discussão – explicou Elisio. Além dele, estiveram presentes, os vereadores Chico da Quixaba e Joice Pedra.