Com o intuito de aumentar o número de coleta e manter o estoque de sangue do Hemocentro Regional de Campos (HRC) em dia durante o período de Carnaval, a primeira-dama Tassiana Oliveira está incentivando a campanha “Antes de cair na folia, Doe Sangue com Alegria”, que acontece nesta terça-feira (14), na Arena Esportiva da praia do Farol de São Tomé. As captações serão realizadas de 9h às 15h, na unidade móvel do HRC.
Para Tassiana Oliveira, o momento é de unir forças. “Vamos nessa, incentivar as pessoas a doar antes do Carnaval e reforçar o estoque para os dias de folia. Neste período, a procura pelas bolsas de sangue cresce por causa do aumento do número de acidentes nas rodovias. Por isso, você não pode ficar fora dessa campanha. A diretora da unidade, Sandra Chalhoub convida os moradores e turistas da praia do Farol para doar sangue na unidade móvel”, comentou Tassiana.
No período de verão, o Hemocentro vê seu estoque chegar a níveis críticos devido às viagens das pessoas e a baixa movimentação na cidade. Por outro lado, com aumento do fluxo nas estradas, aumenta também o número de acidentes e a demanda de atendimento. Para atender as urgências e emergências que chegam aos hospitais do município é fundamental reforçar o estoque de sangue.
“A ação, em conjunto com a primeira-dama Tassiana Oliveira, faz parte da nossa campanha de Carnaval. Com a unidade móvel no Farol, vamos levar alegria e folia para a vida de quem precisa de sangue. Vamos nos contextualizar dentro da realidade do folião que está na praia. Essa será uma oportunidade para que os foliões aproveitem e façam a festa da vida para o outro”, disse.
A diretora ainda ressalta que interessados devem atender aos cuidados na hora da doação. “É importante que as pessoas se cuidem antes de doar, não ingerindo comidas gordurosas, bebidas alcoólicas, e evitando fazer exercícios físicos antes e depois da doação para não ter nenhum mal estar”, informou.
RECOMENDAÇÕES PARA DOAR
Para ser um doador de sangue é necessário atender alguns requisitos básicos de condições de saúde: é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal.