Campos reúne gestores de 15 municípios em seminário sobre igualdade racial

Foi realizado em Campos o Encontro Regional para apresentação do Convênio de Cooperação entre os Municípios do Estado do Rio para a Rede de Cidades Antirracistas. Os termos do Convênio, que visa o “Pacto de Combate ao Racismo e a Promoção da Igualdade Racial” foi apresentado durante a tarde desta terça-feira (12), na sede da Prefeitura de Campos, para representantes de 15 municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense e da capital. Autoridades da Defensoria Pública e do Ministério Público Estadual, além de representantes da sociedade civil, da comunidade acadêmica e de entidades de promoção da igualdade racial prestigiaram o evento.

O Secretário de Desenvolvimento Humano e Social e o titular da SIRDH (Subsecretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos), respectivamente, Rodrigo Carvalho e Gilberto Totinho, recepcionaram as autoridades e participantes do evento no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo, em nome do Prefeito Wladimir Garotinho. 

O município de Campos tornou-se o signatário pioneiro da região em 20 de junho, no evento inaugural do “Pacto”, na cidade do Rio de Janeiro, quando quatro municípios fluminenses deram início ao movimento que já despertou o interesse de outros municípios em diferentes estados, como é o caso de Salvador (BA) e outros municípios do interior baiano.

Duas Defensoras Públicas, uma Promotora de Justiça da Tutela Coletiva, representantes da comunidade acadêmica, autoridades do Poder Executivo de 15 municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense e da capital do Estado, e dirigentes de entidades ligadas aos órgãos de proteção e defesa das minorias e da promoção da igualdade racial, como o MNU (Movimento Negro Unificado) participaram do Encontro, que teve por objetivo apresentar as propostas do movimento para análise por parte de autoridades interessadas em implementar políticas públicas.

O subsecretário da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Gilberto Totinho, ressaltou que Campos avança nas políticas públicas graças ao empenho e competência da equipe da SIRDH e a sensibilidade do Prefeito Wladimir Garotinho com a causa, o que tem contribuído para desenvolvimento de consciência contra o racismo e para as conquistas a favor da população negra e da liberdade religiosa afro-brasileira.

Totinho ensinou que “não existe um personagem protagonizador na luta do combate ao racismo e pela promoção da igualdade racial, mas existe uma luta de todos, porque o trabalho é de todos”. Ao enfatizar a necessidade da união de esforços dos atores pela causa dos direitos humanos e pelo pacto de combate ao racismo, ele fez deferência ao trabalho efetivo dos servidores da SIRDH e alertou: “Não se discute integridade racial se não inserir o negro na questão classista”, advertiu após apresentar um painel com dados da população da cor negra e parda de Campos, que representa 54% da população.