A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, representando a Prefeitura de Campos, participa de evento organizado pela Pesagro-Rio, Embrapa Agrobiologia (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento nesta quinta-feira (15), onde serão apresentados dados que apontam a viabilidade econômica do cultivo de soja no município e região. O Dia de Campo: Pesquisa e Desenvolvimento da Soja no Norte Fluminense, que acontece das 8h às 12h, na Fazenda Santa Helena (RJ 158 – Rodovia Campos-São Fidélis, Km 15), contará com a participação de pesquisadores e técnicos de várias instituições.
Produtores poderão visitar áreas experimentais de produção da cultura e a uma unidade de beneficiamento de soja. “A Prefeitura de Campos vem envidando esforços, notadamente na melhoria da infraestrutura, para colaborar com agricultores que querem investir na atividade agrícola. E a pesquisa que será apresentada demonstra nosso potencial para a produção de grãos. É fundamental apoiar produtores que estao dispostos a investir na agricultura em Campos. Importante, ainda, destacar o papel da Pesagro que vem estudando o cultivo da soja em Campos a mais de 40 anos e os avanços obtidos na parceria com a Embrapa”, destaca o secretário de Agricultura, Almy Júnior.
De acordo com pesquisa da Embrapa, cerca de 300 mil hectares têm potencial para produção de soja no Norte Fluminense. No último, foi registrado um aumento da área cultivada com o grão de 350 hectares para cerca de 1.000 hectares. O estudo aponta, ainda, que a soja, com práticas e sistemas de cultivo adequados, além da viabilidade econômica, recupera terras em processo de degradação e renova áreas já degradas, sendo importante na rotação de culturas, inclusive com a cana-de-açúcar.