Carla Caputi amplia liderança para 82% e governo tem 90% de aprovação

O cenário eleitoral em São João da Barra aponta para uma reeleição tranquila e com marca histórica, de acordo com a pesquisa do instituto Factum divulgada nesta quarta-feira (11). Candidata à reeleição, a prefeita Carla Caputi (União) aparece com 81,9% na sondagem estimulada — quando o nome dos candidatos são apresentados aos entrevistados. Ela ampliou para 72,7% a vantagem sobre o único nome da oposição na corrida à Prefeitura sanjoanense, Danilo Barreto (Novo), que tem 9,2%. O levantamento também aponta que a gestão da prefeita é aprovada por 90% dos sanjoanenses, além de demostrar uma queda considerável no número de eleitores indecisos.

Esta é a primeira pesquisa divulgada após o início da campanha eleitoral em SJB. No entanto, a Factum já havia feito um levantamento (aqui) em junho. Na comparação dos votos estimulados, Carla passou de 71,1% para 81,9% — um crescimento superior a 10%. Danilo também registrou crescimento, mas menos expressivo. O candidato de oposição saltou de 5,8% para 9,2%.

Brancos e nulos caíram de 6% para 4%, enquanto os indecisos, de 12,9% para 3,7%. Os que não sabem ou não responderam caíram de 4,2% para 1%.

Dados do levantamento — Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a inscrição RJ-06382/2024, a pesquisa da Factum ouviu 381 eleitores sanjoanenses na quinta (05) e sexta (06) da última semana. A margem de erro é de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%.

Na espontânea, indecisos caem de 46,2% para 17,6%

A chamada cristalização dos votos também é apontada pela pesquisa, no levantamento espontâneo, quando o entrevistador aborda o eleitor sem apresentar os nomes dos candidatos. Os números mostram, ainda, uma redução significativa do eleitor indeciso.

Na sondagem espontânea, Carla Caputi passou de 40,15%, em junho, para 69%. Já Danilo Barreto, de 3,4% para 8,2%. Brancos e nulos caíram de 6% para 4%, enquanto os indecisos registraram redução significativa: de 46,2% para 17,6%.

Danilo registra maior rejeição

O candidato de oposição Danilo Barreto registra a maior rejeição na sondagem. Ele passou de 19,4% em junho, quando também foi o candidato que registrou o maior índice negativo, para 27,3% na atual pesquisa. Carla Caputi passou de 1,8% para 5,3%.

Na corrida eleitoral sanjoanense, porém, a maioria do eleitorado não sabe ou não respondeu sobre em qual candidato não votaria de jeito nenhum. Essa foi a opção de 67,4% dos entrevistados.

Aprovação de governo chega a 90%

Além de ampliar a vantagem na corrida eleitoral, Carla Caputi também registrou avaliação de governo mais alta. Quando o questionamento era se o entrevistado aprovava ou desaprovava o governo, a aprovação em setembro chegou a 90%. É superior aos 86,9% registrados em junho — marca já bastante positiva para uma prefeita que disputa a reeleição. A desaprovação se manteve em 9%. Desta vez, apenas 1% não soube ou não respondeu.

A avaliação de governo também é positiva. De acordo com a pesquisa, o governo é ótimo para 37% da população, bom para 41% e regular para 15%. Já nos índices negativos, o governo é ruim para 3,9% e péssimo para 2,1%. Novamente, 1% não soube ou não quis responder.