Carla Caputi conquista a reeleição em SJB

A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi (União), está reeleita. Com 82,44% das urnas apuradas, o sistema da Justiça Eleitoral informou que não havia mais chance de ela ser superada pelo seu único opositor, Danilo Barreto (Novo), neste domingo (06). Eleita vice em 2020 na chapa da ex-prefeita Carla Machado (atual deputada estadual pelo PT), Caputi comanda a Prefeitura desde abril de 2022. No novo mandato, terá como vice o vereador Chico da Quixaba (PT). O grupo político do qual ela faz parte vence a 6ª eleição municipal consecutiva. Carla Caputi recebeu um percentual histórico no município, ao alcançar 76,3% dos votos válidos. Do seu palanque sai, também, a ampla maioria das 13 cadeiras da Câmara na próxima Legislatura.

Filha do ex-vereador Caputi, Carla teve passagem por diversos setores da administração pública municipal — com cargos nas pastas de Comunicação, Administração, Controle Interno, entre outras. No pleito de 2020, o grupo liderado por Carla Machado havia definido que escolheria um quadro técnico para compor a chapa como vice. Carla Caputi foi a escolhida. Nesta gestão, atuou ainda como secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.

Em abril de 2022, a novidade. Carla Machado renunciou para disputar e vencer uma das cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Caputi passa, então ao comando da Prefeitura. “Assumo a prefeitura com as contas em dia e quase R$ 260 milhões em caixa para darmos continuidade aos projetos em desenvolvimento. Nunca esperava ser vice-prefeita, tampouco prefeita. Por isso serei sempre grata a Carla Machado por ter confiado em mim essa missão, e em especial ao nosso povo querido que concedeu à nossa chapa a expressiva votação”, disse, à época.

Se administrativamente o período estava tranquilo, com recurso em caixa, politicamente não era o melhor momento. Havia um movimento de insatisfação da maioria na Câmara. Como resultado, o acordo que existia no grupo para fazer de Chico da Quixaba presidente do segundo biênio foi por água abaixo. Alan de Grussaí (hoje, União) foi eleito — e, na Mesa, somente vereadores que integravam o grupo que estava na oposição naquele momento. Pouco tempo depois, mais um desafio. A maioria de oposição impôs, já na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), um remanejamento de 5% no orçamento do ano seguinte.

Não demorou muito para Carla Caputi passar a ter maioria na Câmara de SJB. Alan, Kaká (SD) e, por último, Elísio Rodrigues (SD), que figuravam no G-5, passaram para a base. Elísio, aliás, era pré-candidato a prefeito pela oposição. Depois, o vereador Franquis Areas, que sempre foi oposição ao grupo de Carla, faleceu repentinamente. O suplente, Fábio Pedra (SD), reforçou a base. Se começou o governo com apenas quatro nomes na base, Caputi termina o mandato com o dobro. Apenas Analiel Vianna (PL) segue na oposição. Dos 5% de remanejamento em 2023, Carla passou para 45% no orçamento deste ano.

Na última quinta-feira (03), Carla Caputi foi a entrevistada do Painel Podcast, com transmissão pelas redes sociais do Grupo Manchete RJ e na rádio Barra FM. No bate-papo (aqui), ela defendeu a força política do seu grupo político, o legado da administração e apresentou propostas para o município. Entre as prioridades, a construção de um hospital, contenção da erosão costeira e a questão do saneamento. “Sou uma pessoa que coloca o coração nas coisas. E meu sonho é melhorar tudo que a gente puder. E a gente vai conseguir”.