Cocóia diz ser a verdadeira oposição em SFI e que levará pré-candidatura até o fim

O vereador Maxsuel Cocóia (PSD), ex-presidente da Câmara e pré-candidato a prefeito de São Francisco de Itabapoana, diz que vai manter seu nome no páreo em 2024 até o fim. Em entrevista ao Manchete Podcast (confira o vídeo ao fim do post) desta segunda-feira (24), ele afirma que se sentiu escanteado pelo grupo da prefeita Francimara Barbosa Lemos (SD) e considera, atualmente, o seu nome como a verdadeira oposição no município. Cocóia conta que já vem construindo alianças partidárias, junto a lideranças políticas do estado, mas prefere manter o sigilo sobre as conversas que têm participado.

Ex-aliado da prefeita, ele conta que o processo de ruptura se deu por diversos fatores. Contou que patrocinava cerca de 80% das equipes de futebol amador no município, mas uma cláusula no regulamento da competição impediu que ele continuasse a ter o nome estampado nos uniformes da equipe. Na visão dele, essa foi uma forma de impedir a visibilidade do seu nome, enquanto avalia que outras pessoas passaram a ter um “impulsionamento” da prefeita.

Cocóia fala que sempre buscou uma relação respeitosa com Francimara, mas sente algumas pessoas articularam para que a situação chegasse ao já consolidado racha. Citou a exoneração de pessoas indicadas por ele e comentou sobre o caso do irmão dele, Tininho Cerqueira, que continua secretário de Planejamento e Desenvolvimento do município. E fez críticas à gestão: “Um governo perseguidor, que não respeita a vontade das pessoas se expressarem. Não quero acreditar que para trabalhar no governo a pessoa seja obrigada a falar bem do governo”.

O vereador confirmou que teve apoio da prefeita sobretudo na sua reeleição a presidente da Câmara. E admite que queria ter o apoio de Francimara como nome da base. No entanto, diz que faria uma gestão diferente. “Mesmo se fosse do lado dela, era para ser diferente. Minha pré-candidatura era diferente, porque eu não concordo com muita coisa que é feita dentro do governo e eu governaria com as minhas convicções. (…) Talvez por isso eu não fui olhado com bons olhos”.

Cocóia afirma que tem trabalhado com pesquisas internas que o colocam bem no cenário político local. E que inclusive isso também se refletiria nas pesquisas que os governistas estão fazendo. Não fechou a porta para diálogo com outros nomes contrários ao governo, mas conta que pretende furar a polarização entre os Barbosa Lemos e os Cherene: “Hoje entendo que sou a verdadeira oposição na cidade”.

Confira a entrevista completa: