- Home 07/12/2024
Instituída por meio de lei municipal, a ajuda de custo da Prefeitura de São João da Barra para atletas individuais possibilitou, neste ano de 2022, a participação de 124 representantes sanjoanenses em diversas competições esportivas. E não há fronteiras, já que os eventos podem ser em outros municípios, estados e países, desde que promovidos por federações, confederações, ligas esportivas ou administrações públicas. Entre as modalidades estão surf, kitesurf, bodyboarding, atletismo, ciclismo, triatlo, fisiculturismo, jiu-jítsu, karatê e muay thai.
O incentivo da Prefeitura resultou em títulos e também no credenciamento para competições internacionais. Um exemplo é André Luís Tavares Reis, que neste ano chegou ao Top 10 do Ranking Brasileiro Profissional 2022 da Confederação de Bodyboarding, ocupando o 9º lugar. A posição o habilita para o Campeonato Mundial, no Chile, em 2023.
No kitesurf, um dos destaques é o pequeno Luccas Filho, de apenas seis anos. Ele se consagrou recordista mundial em distância por idade, ao alcançar a 4ª colocação na categoria Pro Jr. da 1ª etapa do rally XP Sertões Kitesurf 2022. Luccas conseguiu a incrível façanha de velejar 74 quilômetros em apenas 4 horas e 43 minutos.
No surf, Vicente Ferreira foi o 7º colocado no Circuito Carioca Profissional e o 47º no Circuito Brasileiro, à frente de mais de 150 competidores de vários estados do Brasil. Já Deivison Ferreira ficou na 3ª colocação da categoria Master no Ranking da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro.
No jiu-jítsu, Leonardo Gomes está no top 10 do Ranking da Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Olímpico, no 9º lugar da categoria Master. Entre outros nomes de destaque do município, apresentaram um bom desempenho, alcançando resultados positivos nas competições de nível estadual e nacional, atletas do Clube de Lutas Gean Magalhães, da Academia Bruno Costa de Jiu-Jítsu e da Academia de Karatê Budokan.
— A meta para 2023 é dar continuidade a esse projeto que auxilia nas despesas com alimentação, hospedagem, inscrições nos eventos, passagens ou combustível, caso o atleta utilize veículo próprio. Em janeiro faremos o cadastramento de novos atletas, de todas as idades, para competições individuais ou coletivas — destacou o secretário municipal de Esporte de SJB, Caio César Serra.