Com aprovação do povo, Desfile dos Foliões devolveu o Carnaval para os campistas

O evento “Desfile dos Foliões 2023”, encerrado na noite/madrugada deste domingo (23), foi marcado por dois dias em que entidades carnavalescas coloriram a Avenida XV de Novembro, mostrando a força da cultura popular.

— E a gente não pode deixar a cultura popular morrer. Os bois pintadinhos animaram a avenida, as escolas de samba deram um show de cultura e tradição, e a Prefeitura está aqui para ajudar a todos na organização, na estrutura dessa grande festa popular, no resgate da nossa história. Foi tudo muito bem organizado, o povo ficou feliz de participar dessa festa, e ninguém vai perder por esperar, porque, em 2024, o desfile vai ser no Cepop — declarou o prefeito Wladimir Garotinho, que se mostrou um grande folião, acompanhando as apresentações, interagindo com o povo formado por pessoas de todas as idades, e que, em alguns momentos, até integrou algumas baterias, acertando no compasso da folia.

O evento, que contou com logística da Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), e fomento para as agremiações concedido pela concessionária Águas do Paraíba, foi um sucesso de público, que lotou as arquibancadas e espaços delimitados por guarda-corpo, bem como a Praça das Quatro Jornadas.

Estrutura — Além do camarote oficial, foram montadas arquibancadas para 500 pessoas, posto médico, pórticos com painéis de led e sistemas sonorização e iluminação. A FCJOL, diversos órgãos da municipalidade se uniram para completar o projeto do evento, com destaque para ações da Guarda Civil Municipal, Secretarias de Saúde, Ordem Pública, Serviços Públicos e Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), entre outros.

A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Auxiliadora Freitas, destacou o trabalho realizado para legalizar a situação das agremiações, que precisavam estar regularizadas para receberem recursos, tanto públicos como privados, e que, graças aos editais de fomento da FCJOL e aos investimentos realizados na cultura, puderam se organizar e propiciar uma bela festa popular no Desfile dos Foliões, que ela definiu como “um esquente para o Carnaval 2024”.
Auxiliadora elogiou as agremiações e falou da importância de parcerias para o segmento da cultura. “Dá para ver que a grande maioria das escolas investiu os recursos da maneira correta, aprimoraram suas apresentações, e isso mostrou que a parceria público-privada, nesse caso com a Prefeitura garantindo a estrutura e recursos da Água do Paraíba para as agremiações, é fundamental para desenvolver cada vez mais a cultura.  O governo Wladimir Garotinho entende que cultura é investimento na história, no social, na saúde, na economia, porque gera emprego, qualidade de vida, revigora as pessoas emocionalmente, resgata nossas histórias e tradições. Agradecemos aos carnavalescos e ao público, pois, sem eles, a festa não teria o brilho e o êxito obtidos”.
Investimento – Escolas de Samba, Blocos de Samba e Bois Pintadinhos participaram do Desfile dos Foliões, evento fomentando por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre a FCJOL e a concessionária Águas do Paraíba, com aporte financeiro de R$ 600 mil às agremiações que desfilaram. O repasse do fomento foi feito diretamente para as ligas que representam as entidades carnavalescas.