Funcionando há mais de 20 anos na Rua Gil de Góis, no Centro de Campos, o Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM) é uma unidade que presta atendimento especializado, com foco na humanização. “Digo que é uma unidade de mulher para mulher, onde buscamos não só cuidar das pessoas, como preconizado pelo prefeito Wladimir Garotinho, mas escutá-las e abraçá-las. Muitas chegam aqui e só querem desabafar”, disse a diretora do Centro, a assistente social Alessandra Crespo Rosa.
Alessandra assumiu o cargo de diretora em janeiro deste ano e, desde então, segundo ela, vem trabalhando para proporcionar uma melhor forma de cuidado a fim de alcançar resultados ainda mais satisfatórios.
“Disponibilizamos atendimento especializado em climatério para mulheres com idade entre 40 e 59 anos, mastologia, nutrição, pré-natal de alto risco, avaliação clínica ginecológica e planejamento familiar, além de exames de imagem como ultrassom da mama, abdômen total, transvaginal, obstétrico e morfológico, preventivo e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C”, explicou ela, ressaltando que os atendimentos no Centro são realizados mediante encaminhamento médico.
Alessandra orienta às mulheres a não irem direto ao CRTM, mas buscarem um primeiro atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) perto de suas casas. “Havendo necessidade, elas serão encaminhadas para o Centro”, afirmou.
Com 60 mil prontuários abertos e realizando 200 atendimentos/dia, entre consultas e exames, o Centro tem grande procura pelo Programa de Planejamento Familiar, que disponibiliza a implantação de Dispositivo Intrauterino (DIU), cirurgias de laqueadura e vasectomia para homens.
Com um casal de filhos, a dona de casa Mary Hellen Barros Ribeiro, 25 anos, optou pela colocação do DIU há 2 anos. “Não tenho do que reclamar em todo esse tempo que sou atendida no Centro da Mulher. Os médicos são atenciosos e nunca saio daqui com dúvidas”.
De acordo com Alessandra, até outubro deste ano, o espaço deverá contar com outro mamógrafo. “Estou em entendimento com a secretaria de Saúde para inaugurarmos a nova sala durante a campanha Outubro Rosa e, assim, passaremos a contar com dois aparelhos de mamografia”. Ela disse que outro avanço foi o novo consultório odontológico que o CRTM ganhou em março deste ano.
“Houve a substituição dos equipamentos, como da cadeira odontológica, que estavam com uso avançado e necessitando de reposição para um melhor atendimento às pacientes”, acrescentou a diretora. Por meio de emendas parlamentares, o atual governo adquiriu 57 novos consultórios dentários, que estão distribuídos nas UBSs e no Centro de Saúde.