Das 87 candidaturas registradas em SJB, só uma indeferida

São João da Barra teve neste ano 87 candidaturas registradas para a disputa eleitoral (aqui). Não houve nenhuma movimentação da chamada “guerra jurídica” no município — a disputa ficou para as urnas. O grupo governista (aqui) teve todas as candidaturas deferidas: da prefeita Carla Caputi (União), candidata à reeleição, do candidato a vice Chico da Quixaba (PT) e de 56 nomes a vereador. O PL, que se declara independente, está com as 14 candidaturas à Câmara deferidas. Na oposição, o candidato a prefeito Danilo Barreto (Novo) e a sua vice, Profª Maria Adriana (PP), também tiveram os registros deferidos. Na nominata do Novo, das 13 candidaturas registradas, 12 foram deferidas. A única candidatura indeferida foi a do candidato a vereador Léo Santos Silva (Novo). Policial Militar, ele não juntou no prazo estipulado um documento exigido a militares para o registro de candidatura. Como o limite para julgamento em primeira instância foi nessa segunda-feira (16), o registro foi indeferido. A defesa chegou a justificar que o documento exigido foi solicitado, mas a questão vai ficar para recursos no processo — embargos em primeira instância, além de eventuais recursos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto o recurso é analisado, a campanha do candidato segue normalmente. Atualização às 20h10 — Presidente do diretório municipal do Novo em SJB, Swayny Sena entrou em contato com o blog para esclarecer que a candidatura de Léo Santos Silva foi indeferida por conta de homônimo, devido ao nome do candidato ser comum: “Mas nosso jurídico já está preenchendo todos os requisitos e mostrando que está tudo certo com o candidato em questão. Ele, inclusive, sofreu da mesma forma quando entrou para a PM, levou um ano para ser aceito devido ao nome comum, onde apareciam processos que não eram dele”, completou.

Registros deferidos da oposição

Além dos registros de Danilo e Maria Adriana, estão com aval da Justiça eleitoral para a disputa 12 candidatos a vereador do Novo. São eles: Dudu Henriques, Gleiciane Monteiro, Hygor Barcellos, Kézia Gomes, Leandro Tiriri, Luciana Lumaris, Pastor Manoel, Patrícia Souza, Professor Sérgio Sena, Rodrigo Guedes, Ruân Júnior e Vitor Batista.

Grupo “independente”, do PL, com 14 nomes à Câmara

O PL manteve a neutralidade na disputa ao Executivo municipal. No entanto, vai para a disputa com 14 candidatos a vereador — todos com seus registros deferidos. Estão na lista Alex Firme, Analiel Vianna, Andrea Souza, Cely Ávila, Daniel Terra, Daniel Toledo, Dr. André Fontoura, Fábio Ribeiro, Laiza Monteiro, Luciana Lira, Paulinho de Caetá, Professor Enildo, Professora Kíssila Thyssiana e Ruana Peixoto.