20/02/2026
Mesmo com a tradicional redução no número de doadores durante o Carnaval, o Hemocentro Regional de Campos (HRC) registrou aumento nas coletas em 2026 em comparação com o ano passado. Ainda assim, os estoques permanecem abaixo do ideal para atender à demanda das unidades hospitalares da região.
Entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 2026, 151 pessoas compareceram como candidatas à doação de sangue. Dessas, foram coletadas 120 bolsas. No mesmo período de 2025, entre 28 de fevereiro e 5 de março, a unidade contabilizou 131 comparecimentos e 97 bolsas coletadas.
Apesar do crescimento neste ano, o número ainda está abaixo do considerado necessário para manter os estoques em níveis seguros. A média ideal é de 70 coletas por dia, volume fundamental para garantir o atendimento das 25 unidades hospitalares abastecidas pelo HRC em toda a região. A situação é considerada preocupante, especialmente em períodos prolongados de feriados, quando há aumento no número de acidentes e emergências.
A assistente social do HRC, Maria Gonçalves, ressaltou que, mesmo com muitas pessoas fora da cidade, houve mobilização solidária. “Durante o período de Carnaval, sabemos que muitas pessoas viajam e acabam ficando longe da cidade. Mesmo assim, tivemos um número considerável de doadores que compareceram. Ainda não é o volume ideal, mas essas 120 bolsas coletadas certamente garantiram que muitos pacientes pudessem ser atendidos. Agradecemos a todos que vieram e reforçamos o convite para quem ainda não doou: aproveite esse restinho de fevereiro, ainda em clima de Carnaval, porque ainda é tempo de salvar vidas”, comentou.
Doações acontecem todos os dias
O Hemocentro Regional de Campos é um dos poucos do estado do Rio de Janeiro que funciona diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h.
Para doar sangue é necessário apresentar documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de idade precisam estar acompanhados do responsável, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.
Empresas e instituições interessadas em receber o ônibus de coleta podem agendar pelos telefones (22) 98173-0463 ou (22) 98175-2599, das 8h às 17h, ou pelo e-mail socialhemo2021@gmail.com. Na terça-feira (24), a unidade móvel estará na Praia do Açu, em São João da Barra.