• 20/11/2024

Eleitores do Norte Fluminense votam pela continuidade de governos nas nove cidades

Não teve espaço para a mudança nos nove municípios do Norte Fluminense, nas eleições desse domingo (06). Os sete prefeitos que estavam na disputa tiveram os mandatos renovados para mais quatro anos. Já nos dois municípios que terão novos prefeitos a partir de 1º de janeiro de 2025, os escolhidos foram os apoiados pela máquina.

A imagem acima mostra, na ordem, os candidatos mais votados proporcionalmente. Chama a atenção que seis prefeitos foram reeleitos com ampla vantagem. Só um, o menos votados proporcionalmente nos nove municípios, renovou o mandato com menos de 50% dos votos válidos. Já na disputa que resultou em prefeitos eleitos, apesar da continuidade dos grupos que estão no poder, as vitórias foram menos elásticas.

Confira os eleitos e reeleitos, por ordem de maior votação proporcional:

Welberh Rezende tem 10 vezes mais votos que o 2º colocado

Em Macaé, Welberth Rezende (Cidadania) recebeu a maior votação proporcional. Com 85,60% dos votos válidos, ele mais de 100 mil votos de vantagem para o segundo colocado, o ex-prefeito Dr. Aluizio (PDT). O fato chama a atenção porque ele não enfrentava estreantes nas urnas, mas um político com dois mandatos, que, inclusive, o apoiou em 2020. Outros três candidatos estavam na disputa: o ex-deputado federal Felício Laterça (PP), Danilo Funke (PSB) e Fábio Pereira Passos (Avante).

Carla Caputi bate recorde em SJB

Em São João da Barra, Carla Caputi (União) bateu recorde, com a maior votação proporcional da história do município. Ela obteve 77,26% dos votos válidos, batendo o estreante na disputa para prefeito, Danilo Barreto (Novo). O grupo político do qual ela faz parte, que tem como principal nome a atual deputada estadual Carla Machado (PT), chega à sexta vitória consecutiva nas eleições municipais de SJB.

Wladimir confirma favoritismo em Campos

Campos era o único município da região que poderia ter disputa no segundo turno. No entanto, o prefeito Wladimir Garotinho (PP) fechou a fatura no primeiro, com 69,11% dos votos válidos. Em números absolutos, foi uma vitória histórico, que ficou bem próximo, mas não superou as expectativas governistas, de passar dos 70% dos votos válidos. Seus principais oponentes eram estreantes nas urnas: Delegada Madeleine (União) e Professor Jefferson (PT). Também estavam na disputa Thuin (PRD), Dr. Buchaul (Novo), Fabrício Lírio (Rede) e Pastor Fernando (PRTB).

Geane Vincler vence com margem histórica em Cardoso

Na sequência dos prefeitos reeleitos com maiores margens de vantagem, vem Geane Vincler (União). Ela recebeu 68,33% dos votos válidos e bateu Renatinho Medeiros (Republicanos), que tinha como vice o ex-prefeito Gilson Siqueira, quadro histórico no município.

Atual prefeito bate outros três ex-prefeitos em Macabu

Em Conceição de Macabu, Valmir Lessa (Cidadania) foi reeleito com 63,81% dos votos válidos. Ele disputou a corrida com outros três ex-prefeitos da cidade: Cláudio Linhares (PP), Dr. Leopoldo (PDT), Tedi (PT).

Reeleição também em Carapebus

Já Carapebus renovou o mandato de Bernard Tavares (Republicanos), com 65,33% dos votos válidos. Ele disputou o pleito deste ano com Dandinho (PP), que contava com o apoio do grupo político ligado ao ex-prefeito Eduardo Cordeiro.

Vice de Fátima Pacheco, Marcelo Batista é eleito

Na cidade de Quissamã, Marcelo Batista (PP) foi o escolhido por 51,02% dos eleitores. Atualmente ele é o vice-prefeito do município e contou com o apoio da prefeita Fátima Pacheco (União). Nas urnas, bateu o ex-prefeito Armando Carneiro (PL) e a vereadora Simone Flores (Republicanos). A disputa foi bastante acirrada na maior parte da marcha da apuração, mas venceu o candidato da máquina com mais da metade dos votos.

Professor Yara Cinthia é eleita com apoio de Francimara

Em São Francisco de Itabapoana, Professora Yara Cinthia (SD) venceu a disputa contra Pedrinho Cherene (União), que já governou a cidade por um mandato, e Rodolfo Elias (Novo). Apoiada pela prefeita Francimara Barbosa Lemos (SD), ela recebeu quase a metade dos votos válidos no município, vencendo com 49,64%.

São Fidélis reelege José William

São Fidélis também reelegeu seu prefeito. José William (PL), que assumiu o mandato em março deste ano, enfrentou cinco concorrentes: Higor Porto (União), Davi Loureiro Neto (PP), Leyla Macedo (PT), Jairo Aquino (SD) e Gilberto Malafaia (Novo). Foi o único reeleito que não recebeu mais da metade dos votos da cidade, vencendo com 44,69% dos votos válidos. Fonte: Blog do Arnaldo Neto