- 30/09/2024
A Prefeita Carla Machado participou nesta segunda-feira, 31, ao lado do presidente Jair Bolsonaro e dos presidentes da Porto do Açu, José Firmo, e da GNA, Eduardo Perseke, da solenidade de lançamento da pedra fundamental da Usina Termelétrica GNA II, no Porto do Açu, em São João da Barra. O evento contou com a presença do governador Cláudio Castro, além de lideranças políticas da região, e foi marcado também pelo anúncio de aportes públicos e privados em infraestrutura nos acessos rodoviários e ferroviários do Porto do Açu. A usina tem previsão de início de operação comercial em janeiro de 2025.
Além de falar da importância do empreendimento para o município e para o Estado do Rio de Janeiro, Carla ressaltou o patamar que São João da Barra configura no cenário de desenvolvimento, geração de renda e de energia para todo o país a partir dos empreendimentos instalados em solo sanjoanense.
“Estivemos aqui ano passado para inaugurar a GNA I e sabemos a importância da geração de energia para a manutenção do país. São João da Barra é privilegiada com uma retro área que facilita todos esses empreendimentos no Porto do Açu”, destacou.
A prefeita aproveitou a ocasião para solicitar obras de infraestrutura necessárias para o município, como a duplicação da BR 356, que suporta o tráfego de cerca de 400 caminhões diariamente, com previsão de aumentar em até seis vezes nos próximos 10 anos, e a Ferrovia Vitória-Rio (EF-118), que visa o desenvolvimento econômico de toda a região. Ela ainda agradeceu todo o apoio do governo do estado para as obras do dique que se rompeu com a cheia no Rio Paraíba do Sul atingindo várias localidades.
Durante o evento foram anunciadas melhorias no acesso rodoviário ao Açu e a construção de uma ferrovia privada, que vai conectar o Porto do Açu à malha ferroviária nacional.
Na comitiva presidencial estavam os ministros João Roma (Cidadania) Bento Albuquerque (Minas e Energia), Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) e Ciro Nogueira (Casa Civil). Também presentes secretários estaduais e municipais, deputados federais e estaduais, senadores, prefeitos de municípios vizinhos e vereadores.