Festival Internacional Goitacá de Cinema segue até domingo (24)

A primeira edição do Festival Internacional Goitacá de Cinema começou nesta terça-feira (20) e segue até domingo (24). O festival, que realizado na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), é produzido pela Quiprocó Filmes e conta com o apoio de empresas privadas e da Prefeitura de Campos, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Turismo.

O prefeito Wladimir Garotinho participou da cerimônia de lançamento do Festival, que tem como um dos objetivos impulsionar os setores culturais e turísticos do município, fomentando o desenvolvimento da cidade.

Wladimir falou sobre os fatores positivos que o Festival de cinema traz para Campos. “Quero parabenizar todos os organizadores por esse evento, que é muito importante para a cidade. Campos já teve tradição no cinema e está resgatando essa história. A Prefeitura deu o apoio que foi solicitado para a realização do evento e tenho certeza que será um sucesso, e já estamos preparados para as próximas edições para que não saia mais do calendário da nossa cidade”, afirmou.

Esta é a primeira vez que Campos é sede de um festival de cinema. A secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, foi uma das homenageadas da noite e falou da importância do festival como incentivo ao desenvolvimento do município.

“Estou muito emocionada com esta noite. Quando fui apresentada a esse projeto, logo vimos a sua importância em todo o contexto, e o quanto seria importante para Campos. A gente deslumbrou com o tamanho que seria esse festival. A base de muito estudo, a arte, mais contemplada com os incentivos das leis de incentivo à cultura, foi o audiovisual. E nos alegra saber que Campos está dentro desse contexto, como um cenário cheio de narrativas muito importantes. Agradeço ao prefeito Wladimir Garotinho, que entendeu a importância desse projeto. Precisamos incentivar sempre e agradecer aos colaboradores, e que a iniciativa privada entenda a virtuosidade que é investir em cultura e turismo”, concluiu.

O diretor-geral do I Festival Internacional Goitacá de Cinema, Fernando Sousa, falou sobre a primeira edição do evento. “Trabalhamos ao longo desse último ano para realizar este festival. Somos uma equipe com mais de 100 pessoas trabalhando diretamente. É uma emoção muito grande estar aqui hoje na instituição em que me formei. Campos já foi locação de filmes importantes para a história do cinema brasileiro e tem uma relação forte com o cinema”, disse.

O festival é produzido pela Quiprocó Filmes e recebeu 793 inscrições de filmes de todas as regiões brasileiras e de diversas partes do mundo, incluindo territórios indígenas e quilombolas. Cerca de 60 obras foram selecionadas, com expectativa de atrair visitantes à cidade, movimentando setores como hotelaria, comércio, turismo e serviços. 

A programação do I Festival Internacional Goitacá de Cinema ainda inclui um Programa de Formação, com oficinas e workshops; o Cine Market Goitacá, voltado para o desenvolvimento de novos projetos e encontros de negócios; e o Seminário de Cinema e Audiovisual do Norte e Noroeste Fluminense, que oferecerá debates, conferências e palestras.