Francimara vai entrar de cabeça para fazer sucessor em SFI

No que depender da prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos (SD), sua participação no cenário político do próximo ano não será apenas a da mera formalidade do apoio partidário. Ela vai entrar de cabeça na campanha, com o objetivo de eleger o sucessor do seu grupo político. E já faz isso nas redes sociais, cobrando a união dos correligionários, além do desprezo a quem, nas palavras dela, “traiu” o grupo.

A lista de nomes do grupo que esperam o seu apoio para buscar o comando da Prefeitura não para de crescer. Naturalmente, quem encabeça a relação é o vice-prefeito Raliston Souza, seguido dos vereadores Yara Cinthia, Aroldo Leandro e Renato Roxinho. Secretário de Educação do município, Robson Santana também se coloca no páreo. Outro secretário que também busca o apoio da prefeita para a disputa é o de Administração, Erbson Gomes, o Bibinho.

Em maio, Francimara concedeu uma entrevista ao Manchete Podcast e afirmou (aqui) que anunciaria até agosto o nome do seu grupo que teria seu apoio à sucessão. A expectativa era grande entre os aliados, mas a prefeita decidiu adiar a definição. Pesou na avaliação interna a necessidade de manter o grupo coeso para o próximo ano. Há quem aposte em um anúncio após a Exposição do município, mas a principal tendência, agora, é que o martelo só seja batido no próximo ano. Mas não é por isso que a prefeita deixa de lado a função de liderar o grupo político. Nos últimos meses, mandou mensagem cobrando empenho dos aliados em vários grupos de WhatsApp.

Mensagem da prefeita circulou entre aliados nos últimos meses

E também não deixou sem resposta (aqui) o vereador Maxsuel Cocóia, quando ele deixou a base para lançar a sua pré-candidatura a prefeito (aqui). Questionada recentemente se entraria de cabeça na campanha do sucessor, Francimara disse: “Não tenha dúvida”.

Oposição — A oposição tem o nome de Maxsuel Cocóia já colocado. O ex-prefeito Pedrinho Cherene é outro sempre ventilado, mas recentemente teve mais uma revés judicial e estaria, ao menos por ora, fora do páreo. Ex-vereador e ex-candidato a prefeito, Marcelo Garcia, hoje secretário de Governo em Itaperuna, defende (aqui) que a oposição se alinhe para lançar candidatura única. Mas esses movimentos ainda não estão totalmente claros no município. 

Em tempo — O blog vem há algum tempo, sem sucesso, tentando contato com Pedrinho Cherene para saber da sua situação jurídica e a sua posição no tabuleiro político de SFI.

Atualização às 19h15 — Inclusão de Bibinho na lista de prefeitavéis governistas.