Funcionários da Educação em SJB participam de formação continuada

Professores, equipe técnica e de gestão que atuam na rede municipal de ensino de São João da Barra, em um total de 900 profissionais, participaram na segunda-feira, 6, e na terça-feira, 7, da formação continuada que teve como tema “Escola integrada: uma nova forma de Aprender”. O objetivo foi oferecer ferramentas e estratégias para o enriquecimento das práticas educativas levando em consideração o desafio do período pós-pandemia.

A formação continuada, ministrada pela equipe multidisciplinar (psicólogo, arteterapeuta e assistente social) e coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e pelo Instituto Aliança, aconteceu no Ciep-265 Municipalizado Professora Gladys Teixeira, no Cine Teatro São João, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de São João da Barra (Sispusba), na Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa (Dofec) e no Palácio Cultural Carlos Martins.

Os temas apresentados na segunda-feira foram “Construções da educação ambiental crítica e emancipatória para a melhoria de práticas pedagógicas no pós-pandemia: reflexões, estratégias e ferramentas”; “Contribuições da Arteterapia no contexto escolar”; Reflexões sobre ansiedade e autocuidado”; “Violência e rede de enfrentamento”; “Ser educador no século XXI – Desafios, boas práticas e perspectivas”.

Já na terça-feira, o enfoque foi “Práticas psicomotoras e a importância da consciência fonológica no desenvolvimento infantil”; “A consciência fonológica nas práticas pedagógicas”; “Quero começar, mas não sei por onde… (Re) significando práticas, inovando o ensino aprendizagem”; “Trabalhando as emoções e arte de ler; “A arte de transformar”;” Práticas inclusivas”.

“A educação busca novos caminhos não somente para os estudos, mas também para a vida. O ensino precisa constantemente de renovação e a nossa responsabilidade é promover espaços de fala e de reflexão”, explicou a secretária municipal de Educação e Cultura, Angélica Rodrigues.