GNA lança segundo programa de qualificação

A prefeita Carla Caputi participou da cerimônia de início do II Programa de Qualificação da GNA na noite desta terça-feira, 29, no Ciep 265 Municipalizado Professora Gladys Teixeira. Lançada em outubro de 2022, a segunda edição do programa irá capacitar 448 sanjoanenses nos cursos gratuitos profissionalizantes de eletricista de força e controle, eletricista de obras, eletricista industrial, montador de andaimes, operador de amarração e de sinalização e movimentação de cargas e soldador de aço carbono eletrodo revestido.

A iniciativa é desenvolvida em uma parceria da Gás Natural Açu (GNA), Prefeitura, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus Avançado de São João da Barra. O objetivo é qualificar trabalhadores do município e atender, sempre que possível e necessário, parte da demanda por profissionais para a construção da UTE GNA II, que será a maior e mais eficiente usina a gás natural do Brasil.

“O conhecimento é algo que ninguém tira e a maior herança que podemos deixar é a educação. É gratificante participar deste evento com pessoas que estão indo em busca de um sonho. O primeiro emprego é desafiador e o mercado exige qualificação. Por isso estamos investindo em capacitação para que o sanjoanense tenha a chance de ocupar uma vaga nas empresas que atuam em nosso município, principalmente no Complexo Portuário do Açu”, declarou a prefeita Carla Caputi, agradecendo a todos os parceiros e à equipe de trabalho que vem tornando realidade as ações de qualificação.

Segundo o diretor de Implantação e Operação da GNA, Carlos Baldi, o processo de qualificação vai incidir diretamente no crescimento e na formação profissional de todos e é fundamental que mantenham o foco e terminem o curso. “Estamos orgulhosos em desenvolver este programa que vem contribuindo para o desenvolvimento da cidade”, completou Baldi, desejando sucesso e boa sorte aos participantes dos cursos.

O evento contou ainda com a presença do diretor do campus do IFF, Paulo Vidal, do gerente geral de negócios da Firjan, Carlos Magno Lucas, do gerente executivo regional do Senai, Ivana Licurgo, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Alexandre Magno, do subsecretário Marcelino Souza, além de mais de 150 alunos dos cursos de qualificação.

Para a segunda edição do programa foram recebidas 877 inscrições, sendo 41% de mulheres. Nesta primeira fase foram iniciadas sete turmas, sendo duas exclusivamente femininas, comprovando o grande interesse das mulheres no programa, cujas inscrições representam mais do que o dobro verificado na primeira edição.

Na primeira edição do programa, realizada entre 2018 e 2019, 330 alunos se formaram, dos quais cerca de 70%, incluindo 100% da turma feminina de soldas, foram contratados para trabalhar na construção da UTE GNA I, primeira usina da empresa que entrou em operação em setembro de 2021. Muitos deles seguem trabalhando nos empreendimentos da GNA e em outras empresas instaladas no Porto do Açu.