- 30/09/2024
Neste período de férias e de grande movimento nas estradas, os números de acidentes graves aumentam e os atendimentos sobem nos hospitais da região. As doações de sangue nos hemocentros caem em todo país. Com isso, o Hemocentro Regional de Campos (HCR), lançou a campanha de doações de verão para manter o nível do estoque em condições de atendimentos urgentes.
O hemocentro fica com dificuldades na captação de doadores e coletam em média apenas 13 bolsas por dia. Com a necessidade de 70 bolsas de sangue diariamente para suprir a demanda, os níveis de doações não chegam a 1% da população campista.
A assistente social do HCR, Maria Gonçalves, diz que neste período de verão o comparecimento para realizar as doações caem, “neste período a gente percebe claramente que o números de doadores caem, o comparecimento fica bem menor, isso é ruim porque a gente fica em uma situação constante de baixo estoque, inclusive a gente vem de uma semana de baixo estoque, isso impacta diretamente no número de atendimento, os médicos solicitam sangue para os seus pacientes e a gente não tem condições de atender a demanda apresentada. Então é muito importante que a população se sensibilize e faça doação de sangue neste período”, disse Maria Gonçalves.
Para ser um doador de sangue é necessário atender alguns requisitos básicos de condições de saúde: é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal.
O hemocentro é anexo ao Ferreira Machado e fica localizado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju. O HCR funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A unidade atende a região norte e noroeste fluminense, com 25 hospitais que necessitam das bolsas para realizarem cirurgias de médio e grande porte.