Com o objetivo de ampliar e modernizar os equipamentos hospitalares, a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Saúde e da Fundação Municipal de Saúde (FMS), adquiriu um Consultório Odontológico Portátil. O equipamento possibilita o atendimento a qualquer paciente que precise de um atendimento de urgência, levando o serviço até o leito. A modernização dos equipamentos e ampliação da assistência à saúde no município fazem parte das iniciativas do governo do prefeito Wladimir Garotinho.
O presidente da FMS e superintendente do Hospital Ferreira Machado, Arthur Borges, destaca que o equipamento portátil veio para somar às ações na saúde. “Somos o único hospital público do interior do Estado do Rio de Janeiro a ter esse equipamento e o único com serviço de odontologia no Centro de Terapia Intensivo (CTI). Essa nova aquisição vai possibilitar um melhor tratamento aos pacientes, visto que a odontologia hospitalar, com os cuidados necessários em saúde bucal, reduz os riscos de infecções hospitalares nos pacientes internados. O nosso dever é cuidar da saúde da nossa população”, pontuou.
Benefícios – Coordenador de Odontologia da FMS, Rodrigo Muniz explica que o novo aparelho vai trazer muitos benefícios aos pacientes que precisam desse tipo de atendimento. “Esse equipamento funciona exatamente como um consultório odontológico fixo, porém, tem a possibilidade de se movimentar até o leito em que o paciente está para fazer os tratamentos odontológicos necessários. Inicialmente, esse aparelho vai ficar no CTI, onde estão internados esses pacientes mais graves, mas se por ventura tiver alguma emergência odontológica em algum leito hospitalar aqui do HFM, também conseguimos realizar o atendimento”, disse.
Ainda, segundo o coordenador, já está sendo desenvolvido um projeto de ampliação do atendimento do consultório odontológico portátil para outros setores do hospital de forma definitiva. O objetivo é fazer com que o paciente não precise ir na emergência relatando algum problema odontológico, já que o equipamento passará rotineiramente pelos setores da unidade identificados pelo dentista em que estão os pacientes que precisam de atendimento.
De acordo com a assessora de Estágios da Fundação, Mary Mothé, o novo equipamento também irá auxiliar no aprendizado dos estagiários. “Receber estagiários nos motiva a trabalhar para proporcionar um ambiente mais adequado para receber todos. Por meio de investimentos na infraestrutura com apoio dos nossos gestores e parceria com as Instituições de Ensino vamos proporcionar uma integração entre os estudantes, os profissionais de odontologia e os pacientes, melhorando a eficácia no tratamento e contribuindo para baixos índices de infecção hospitalar”, concluiu.