- 30/09/2024
Uma iniciativa de pesquisadores e historiadores de São João da Barra, que buscam salvaguardar a memória do município, culminou com a criação do “Coletivo Histórico Fernando José Martins”. Bruno Costa, Fernando Lobato, Tânia Aquino e Jorge Renato tiveram sua primeira reunião na Igreja Matriz de São João Batista com o padre Michael Cunha nesta sexta-feira (07). Também fazem parte do grupo André Pinto e Junior Pessanha.
Na ocasião foram debatidas ações gerais e a urgência na digitalização e restauro da documentação eclesiástica, tendo como data mais antiga o ano de 1834. No primeiro momento houve uma rápida análise dos documentos e a separação nos arquivos que já podem ser digitalizados e aqueles que primeiro necessitam de serviços técnicos de restauração.
O Coletivo homenageia o sanjoanense Fernando José Martins, o primeiro dos historiadores, que escreveu sua obra-prima “História sobre a povoação e fundação de São João da Barra e dos Campos dos Goytacazes. Da antiga capitania da Paraíba do Sul”, de 1868, base fundamental para as pesquisas.
“A união de pessoas comprometidas com a história faz este grupo já nascer forte. Certamente outros virão participar. Precisamos saudar a visão cultural do padre Michael em preservar a genealogia de nosso povo. Recuperar estes documentos é somente o nosso primeiro movimento. Certamente vamos buscar apoio do poder público e da iniciativa privada. Nossa história precisa ser preservada”, ressaltam os membros do Coletivo.