Historiadores fundam “Coletivo Histórico Fernando José Martins”, em SJB

Uma iniciativa de pesquisadores e historiadores de São João da Barra, que buscam salvaguardar a memória do município, culminou com a criação do “Coletivo Histórico Fernando José Martins”. Bruno Costa, Fernando Lobato, Tânia Aquino e Jorge Renato tiveram sua primeira reunião na Igreja Matriz de São João Batista com o padre Michael Cunha nesta sexta-feira (07). Também fazem parte do grupo André Pinto e Junior Pessanha.

Na ocasião foram debatidas ações gerais e a urgência na digitalização e restauro da documentação eclesiástica, tendo como data mais antiga o ano de 1834. No primeiro momento houve uma rápida análise dos documentos e a separação nos arquivos que já podem ser digitalizados e aqueles que primeiro necessitam de serviços técnicos de restauração.

Coletivo já começou a analisar documentos / Divulgação

O Coletivo homenageia o sanjoanense Fernando José Martins, o primeiro dos historiadores, que escreveu sua obra-prima “História sobre a povoação e fundação de São João da Barra e dos Campos dos Goytacazes. Da antiga capitania da Paraíba do Sul”, de 1868, base fundamental para as pesquisas.

Documentos da matriz de São João Batista são datados da primeira metade do século XIX / Divulgação

“A união de pessoas comprometidas com a história faz este grupo já nascer forte. Certamente outros virão participar. Precisamos saudar a visão cultural do padre Michael em preservar a genealogia de nosso povo. Recuperar estes documentos é somente o nosso primeiro movimento. Certamente vamos buscar apoio do poder público e da iniciativa privada. Nossa história precisa ser preservada”, ressaltam os membros do Coletivo.