- 30/12/2024
A edição fac-similar de “Subsídios para a História do Jornalismo em Campos” – publicada originalmente no ano de 1927, pelo jornalista e poeta Theophilo Guimarães – foi lançada nesta segunda-feira (07), no Café Literário da 11ª Bienal de Campos. O projeto é fruto do trabalho da equipe do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, equipamento administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
A mesa de lançamento da obra foi mediada pela coordenadora do Arquivo, Rafaela Machado, contando com as participações da presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas e do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG), Genilson Soares.
“A força do nosso jornalismo sempre foi fundamental para que a história campista fosse perpetuada. Quando recebi o projeto, por meio de Rafaela e sua equipe, prontamente aprovei a produção dessa edição fac-similar de uma obra tão importante”, enfatizou Auxiliadora Freitas.
“Membro da Academia Fluminense de Letras, Theóphilo Guimarães, recebe, hoje, nossa homenagem, tendo seu livro reeditando. Trata-se de seu último livro, publicado em 1927. Trata-se de uma obra que deveria ser obrigatória em cursos de Jornalismo. Agradeço o empenho de Auxiliadora, que acreditou no projeto e, hoje, aqui estamos, prestando homenagem a este grande campista, jornalista que estava à frente de seu tempo, no exercício da profissão”, disse Rafaela Machado.
“Para nós do IHGCG, lembrar de Theóphilo Guimarães, é um presente. Ele empreendeu na imprensa, por meio da Revista Aurora, que também registou muito de nossa Campos, no século passado. Parabéns, Auxiliadora, Rafaela e equipe”, pontuou Genilson Soares.
DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS – Depois do lançamento de “Subsídios para a História dos Campos dos Goytacazes”, foram distribuídos 100 exemplares da obra, no estande do Arquivo.