- 30/09/2024
Em noite festiva, com casa cheia e presença de várias autoridades, a Câmara de São João da Barra promoveu, na última quarta-feira (6), a sessão solene de outorga da Medalha Barão de Barcelos – a maior honraria do Legislativo. O agraciado desta edição foi o ex-vereador João Batista Alves dos Santos (Batista Eletricista). A solenidade aconteceu no Grupo da Terceira Idade e foi marcada, ainda, pela entrega dos Títulos de Cidadania Sanjoanense, concedidos pelos parlamentares.
– É com muita alegria que recebo essa medalha, fruto de um trabalho prestado nesse tempo de vida, lutando sempre pela comunidade. Não sou muito de falar, mas agradeço muito pela lembrança – disse Batista, que começou a vida como sapateiro. O sanjoanense entrou para a política na década de 90 e cumpriu três mandatos consecutivos: de 1993 a 2004. Presidiu a Câmara em dois biênios: 1995/1996 e 2001/2002 e entrou para a história por vários feitos. Um deles, foi o posto de saúde que montou com recursos próprios, em Grussaí, com várias especialidades médicas.
O presidente da Câmara, Elisio Rodrigues, parabenizou todos os homenageados da noite e explicou que a escolha de Batista para receber a medalha não se limitou ao fato de ele ter sido vereador. “Foram vários os critérios: pelo trabalho realizado aqui no parlamento, por toda a sua história, pela família e pelo trabalho social que ele fazia lá em Grussaí. Sou admirador e acredito que todos nós aqui somos admiradores de políticos que não se escondem e que usam o seu mandato para melhorar a vida das pessoas”, disse Elisio.
A solenidade contou com a presença do deputado estadual, Gustavo Schmidt, do prefeito de Italva, Leo Pelanca; do presidente da Câmara italvense, Joel Enfermeiro e do vereador de Campos, Bruno Vianna, que compuseram a mesa. “É uma alegria grande estar aqui nesta cidade que frequento desde criança, onde fiz amigos sinceros e da qual recebo hoje o título de cidadania”, disse Leo Pelanca, que foi homenageado pelo vereador Analiel Vianna.
A Medalha ao Mérito Barão de Barcelos foi criada em 1999, com o objetivo de homenagear sanjoanenses que tenham relevantes serviços prestados ao município. Já os títulos de cidadania são conferidos pelos vereadores a pessoas de outras cidades. É um reconhecimento pelo trabalho e vida de cidadãos que não nasceram em São João da Barra, mas têm uma ligação forte com o município e ajudam no seu crescimento de alguma forma.
Alan de Grussaí
Aluizio Chaves Moreira
Wilma Botelho Goliath
Gilmar Caldas de Abreu
João Carlos Arêas Fiuza
José Roberto Alves dos Santos
Analiel Vianna
Gustavo Antunes Modesto Schmidt
Leonardo Orato Rangel
Claudinei de Souza Melo
Raphael Rodrigues dos Santos
Luciângelo Corrêa
Adilson de Menezes
Kaká
Samanta Nascimento Cruz de Oliveira
Carla Cordeiro do Espírito Santo
Antônio Fernando da Luz Raymundo
Vânia Siciliano Aieta
Tales de Azevedo Nunes
Elisio Rodrigues
Wellysson de Moura Costa
Antonio Marcos da Silva
Simey Vieira de Oliveira
Carlos Oziel Borges de Paiva
Júlio César de Souza Júnior
Rodrigo Tavares
Franquis Arêas
Fernando Aquino Laterça
Wellington Manhães Fonseca
José Luiz de Araújo Riscado Júnior
Vadilson Eugênio Bento Fernandes
Valdinei da Silva Filho
Joice Pedra
Aluísio Nunes Gonçalves
Marcelino Godinho Cerqueira de Souza
Carlos Eduardo Gonzalez Baldi
Lavínia Paiva Furtado
Marcelo Roger Machado da Silva
Chico da Quixaba
João Francisco Inácio Brazão
André Luiz Ceciliano
Neiber de Souza Leite
Jandira Feghalli
Carlos Roberto Coelho de Mattos Júnior
Junior Monteiro
Renan Augusto Grizzo
José Renato Soares Florencio
Fábio da Silva Chagas
Marcelo Reis da Silva
Gershen de Melo Ribeiro
Sonia Pereira
Agilson Francisco dos Santos
Sidney Ribeiro de Oliveira
Ana Paula Gomes Sales
Laura Maria Alves Rangel Schott
Marlon Rosa de Lima