- 30/09/2024
A Secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra vai oportunizar aos alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental o projeto Mais Esportes. No contraturno do período de aula, os estudantes poderão participar de atividades em diferentes modalidades esportivas. O período de inscrição já está aberto e o objetivo é que o projeto passe a ser realidade em breve. De acordo com a secretária de Educação e Cultura de SJB, Angélica Rodrigues, o Mais Esportes, além dos benefícios da prática esportiva, incentiva o aluno a se dedicar mais aos estudos. O material esportivo que será utilizado já foi adquirido pela secretaria.
— Todos sabemos que a prática esportiva traz diversos benefícios, principalmente para a saúde, na melhora da coordenação motora e do raciocínio, sem falar na oportunidade de socialização para nossas crianças. Com o projeto Mais Esportes, aliado às atividades desenvolvidas em sala de aula, os alunos terão a oportunidade de passar mais tempo no ambiente escolar. E, quem sabe, também não seja o pontapé inicial para a carreira de futuros atletas. Porém, vale lembrar que a participação será acompanhada, concomitantemente, com o desenvolvimento dos alunos nas suas atividades escolares, o bom comportamento e a assiduidade. Só assim haverá garantia de participação nos futuros campeonatos e benefícios que o projeto irá trazer — salientou Angélica.
O Mais Esportes vai formar turmas em diversas modalidades: atletismo, futsal, handball, vôlei e, em algumas unidades, também futevôlei. Os alunos da rede municipal, de 5º ao 9º ano, poderão escolher participar de uma ou várias modalidades. “O projeto tem como principal objetivo despertar nos alunos o interesse pela prática esportiva. Aliás, nossos alunos gostam muito de praticar esportes. Será mais uma oportunidade, dessa vez no contraturno das aulas”, explicou a professora Cíntia Rangel, coordenadora de Educação Física da rede municipal.
Na última segunda-feira, 29, chegou ao almoxarifado da Secretaria de Educação o material novo, adquirido pela Educação, para o início do projeto. São 600 bolas (200 para futsal, 200 de handball e 200 de vôlei), 600 cones, 600 coletes e apitos. A equipe que atuará no projeto também já foi definida: serão nove professores que atuam na rede.
O Centro Municipal de Educação Avançada (Cmea) de Mato Escuro é um dos polos do projeto, que atenderá também alunos da Escola Municipal Luiz Délio Mendonça (Cazumbá). No Cmea de Grussaí, além dos próprios estudantes, participarão os alunos da Escola Municipal Amaro de Souza Paes. Já a Escola Municipal Elysio de Magalhães vai contemplar, também, alunos da Escola Municipal João Flávio Batista (Cajueiro) e da Escola Estadual Municipalizada Manoel Ducas de Brito (Caetá). “Algumas dessas escolas já têm ônibus próprio, que serão utilizados para o deslocamento dos alunos. As que não têm, a secretaria de Educação vai disponibilizar o transporte”, informou Cíntia.