Máquinas trabalham no acesso ao dique em SJB

As máquinas enviadas pelo governo estadual para Barcelos começaram neste sábado, 15, a abrir o acesso para a passagem dos caminhões que vão transportar as pedras até o dique que rompeu na quarta-feira, 12, devido à cheia do Rio Paraíba do Sul, interditando o trecho da BR-356 entre Barcelos e Caetá. O trabalho de colocação das pedras está previsto para começar na manhã de segunda-feira, 17. A ação emergencial foi anunciada pelo governador Cláudio Castro em visita ao município, atendendo ao pedido da prefeita Carla Machado. Intervenções no Rio Paraíba do Sul só podem ser feitas pelo governo estadual.

A Prefeitura segue com uma força-tarefa atuando em todo o município na desobstrução de canais e na assistência às famílias afetadas pela cheia. O município tem 10 famílias desabrigadas, todas já incluídas no programa Aluguel Social, e 15 desalojadas.

O nível do Rio Paraíba do Sul continua baixando e atingiu a marca de 6,2 metros no final da tarde deste sábado. Apesar do grande volume d´água que já escoou para o mar São João da Barra continua em situação de emergência e ainda não há previsão para a liberação da BR-356. Os veículos seguem trafegando em rota alternativa por estradas vicinais até que a água escoe totalmente da pista e a estrutura do asfalto seja vistoriada e liberada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Nesta segunda-feira o Porto do Açu vai apresentar à Prefeitura uma rota alternativa para o tráfego de veículos pesados, incluindo ônibus de transporte de trabalhadores. Nas estradas vicinais só é permitida a passagem de veículos pesados que prestam serviços essenciais. A solução foi debatida em reunião nesta sexta-feira, 14, em reunião entre representantes do Porto e a prefeita Carla Machado.