- 30/09/2024
Morreu na noite dessa terça-feira (17), aos 47 anos, o vereador Franquis Areas, de São João da Barra. Ele conquistou uma cadeira na Casa nas últimas quatro eleições. Franquis era casado com Edilane Gomes, com quem teve dois filhos, Pedro (12 anos) e Antônia (2 anos). Ele não participou da sessão de terça, por questões de saúde, já que havia realizado um exame. Faleceu em casa e a causa do óbito ainda não foi confirmada, embora a suspeita seja de infarto. A prefeita Carla Caputi (sem partido) lamentou a perda e decretou luto oficial de três dias, enquanto a Câmara divulgou nota de pesar e suspendeu o expediente nesta quarta (18). O velório vai acontecer na sede do Legislativo de São João da Barra, das 10h30 até as 14h, horário no qual o corpo será levado para sepultamento no cemitério de Santo Amaro, na Baixada Campista, às 16h.
Franquis foi aliado fiel dos Dauaire desde o governo do ex-prefeito Betinho Dauaire. Na última gestão de Betinho, de 2001 a 2004, ele foi secretário municipal de Transporte, cargo que assumiu aos 25 anos. Em 2008, foi eleito vereador pela primeira vez. E venceu, ainda, as outras três eleições seguintes que disputou para o mesmo cargo.
Morador de Barra do Açu, no quinto distrito de São João da Barra, ele ingressou cedo no meio político. Ao mesmo tempo, também seguiu com seus trabalhos na área privada, com atuação como ceramista. Recentemente, em contato com o blog, falou sobre a luta para a reconstrução da orla do Açu, iniciando uma briga com o apoio de todos os vereadores para que a engorda fosse feita por empresas do Porto do Açu.
Ao anunciar o luto oficial de três dias em SJB, a prefeita Carla Caputi destacou ser uma perda irreparável, listando a dedicação incansável e comprometimento do vereador, que era de oposição, com o bem-estar da população. “Sua atuação, educação e trabalho sempre se pautaram pela ética e compromisso com os princípios que regem a vida pública. Sua postura exemplar e dedicação sempre transcenderam as diferenças políticas, deixando um grande legado. Já em seu quarto mandato, sempre se mostrou um homem íntegro, educado e cordial”.
Com a repentina e precoce morte de Franquis, assumirá a cadeira na Câmara o suplente Fábio Pedra.