NF-Transplantes realiza duas captações de órgãos em Campos

Em menos de 24h duas captações de órgãos foram realizadas no Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, pela equipe do NF-Transplantes, do Programa Estadual de Transplante da Secretaria Estadual de Saúde. Os procedimentos aconteceram nesta quinta-feira (17) em dois homens que foram vítimas de Acidente Vascular Encefálico (AVE) hemorrágico. Uma das doações vai contemplar um campista, de 68 anos, que aguarda por um fígado na fila de transplantes.

Os doadores, de 51 e 38 anos, são moradores de Morro do Coco e do bairro Custodópolis, respectivamente. A autorização da família foi realizada pela equipe do NF e a captação e implantação foram feitas pela equipe da OPO de Itaperuna e pela Central Estadual de Transplantes que vem do Rio de Janeiro, em um trabalho integrado de parceria de instituições do Norte Fluminense.

Psicólogo do NF-Transplantes, Luiz Cosmelli celebrou o resultado do trabalho de conscientização junto às famílias dos pacientes que autorizam a captação de órgãos. “Quero agradecer a solidariedade da família e o trabalho das equipes multiprofissionais. A doação desses órgãos vai dar oportunidade de vida para pessoas que estão na fila de espera”, comentou.

Outras seis pessoas que estavam na fila também serão contempladas com as captações desta quinta-feira (17). Só neste ano, foram realizadas 11 captações, que resultaram em 6 pares de córneas, 5 rins, 10 fígados, além de tecidos, ossos e tendões. As doações sempre são autorizadas pelas famílias dos pacientes.