- 26/12/2024
Dando sequencia à programação de valorização aos cuidados com a saúde, a Fundação Municipal de Esportes (FME) recebeu, na manhã desta quarta-feira (23), o enfermeiro chefe do Centro da Mulher da Secretaria de Saúde, Uanderson Barreto, que proferiu palestra destacando o Novembro Azul, mês de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Ele também falou sobre doenças sexualmente transmissíveis e HIV/Aids. Com uma plateia formada por homens e mulheres servidores da instituição, o palestrante foi enfático quanto ao uso da camisinha, escolha de parceiros e principalmente em relação aos cuidados que o homem deve ter a partir dos 40 anos de idade para prevenir o câncer de próstata.
O Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em meados de 2011, especialmente para tratar do câncer de próstata, doença que registra mais de 65 mil casos a cada ano, sendo o mais comum entre os homens, com exceção do câncer de pele. Quando detectado no início, tem tratamento com resultado positivo em 90% dos casos, mas ainda causa cerca de 15 mil óbitos/ano no Brasil. Para Wanderson Barreto, esses números são altíssimos, principalmente por causa da falta de informação.
“No Centro da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde temos detectados casos absurdos, e a falta de informação não só em relação ao câncer de próstata, mas também doenças sexualmente transmissíveis, e isso não está concentrado só em classes sociais menos favorecidas. E o que mais assusta é que os atendimentos são entre adolescentes, adultos e até a terceira idade, apresentando, inclusive, quadro de HIV. Fico feliz com a preocupação da FME participar desse movimento de conscientização dos seus colaboradores”, afirmou Uanderson.
A palestra de Uanderson Barreto foi considerada extremamente proveitosa, despertando interesse dos profissionais servidores da FME, que interagiram bastante com o enfermeiro chefe do Centro da Mulher. “Esporte é saúde e a orientação do presidente Luciano Viana é que façamos essa interação com outras secretarias, no sentido de atender o nosso público interno. Precisamos cumprir a nossa missão a partir de casa. Foi um encontro proveitoso e estamos muito gratos ao Wanderson e à Secretaria de Saúde”, agradeceu o chefe de Gabinete da FME, Joedison Pereira.