Novembro Azul: Saúde recomenda que homens acima de 45 anos agendem seu PSA

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está ofertando uma série de serviços dentro da campanha Novembro Azul, como a dosagem de Antígeno Prostático Específico (PSA), exame de sangue importante na detecção precoce do câncer de próstata e atendimento médico. No entanto, a procura tem sido aquém do esperado e o órgão recomenda para que homens, acima de 45 anos, busquem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e façam o seu agendamento.

Durante todo o mês, será oferecido cerca de mil PSA e, além das UBSs, o paciente poderá fazer seu pré agendamento pelo site da Prefeitura (Consulta Fácil) ou através do Núcleo de Controle e Avaliação, que funciona à Rua Voluntários da Pátria, nº 175, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde

.

Para isso, o paciente precisa agendar o seu exame, em um dos seis laboratórios contratualizados pelo município: Plínio Bacelar; Hemoclin; Pedra Verde; Argeu; Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) e Labmed, realizar o preparo conforme orientado e na data e horário agendado, comparecer ao local indicado para realização do procedimento. Caso a pessoa não tenha realizado o preparo, será programada a sua coleta.

Após a realização do exame, com o resultado em mãos, o paciente retorna ao Núcleo para agendar sua consulta com o urologista.

O Câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do carcinoma de pele não melanoma). O PSA é o exame utilizado como check-up principalmente para diagnosticar a neoplasia, antes mesmo dos sintomas. Também é feito em pacientes que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer.

PREPARO PARA O EXAME – Para realizar a dosagem, o paciente precisa atender às seguintes condições: não ter mantido relações sexuais nas últimas 48 horas antes da coleta; não ter feito exercício em bicicleta (ergométrica ou não) nos últimos dois dias; não ter andado de motocicleta nos últimos dois dias; não ter praticado equitação (andar a cavalo) nos últimos dois dias; após o uso de supositórios, sondagem uretral ou toque retal, aguardar 4 dias para a coleta de amostra; após cistoscopia, aguardar 5 dias para a coleta de amostra; após ultrassom transretal, aguardar 7 dias para a coleta de amostra; após colonoscopia ou retossigmoidoscopia, aguardar 15 dias para a coleta de amostra; após a realização de estudo urodinâmico, aguardar 21 dias para a coleta de amostra; após biópsia de próstata, aguardar 30 dias para a coleta de amostra.

Nos casos de prostatectomia total (retirada total da próstata), não é necessário preparo, com exceção do jejum de três horas. O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina, devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.