- 30/12/2024
Desejo antigo dos moradores de Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, a retomada da construção da ponte foi uma promessa do governador Cláudio Castro, que sai agora do papel.
A partir do dia 21 de fevereiro, as obras, a cargo do Departamento de Estradas de Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ), serão reiniciadas. Existe um saldo de aproximadamente de R$ 40 milhões para a finalização da obra.
A ponte terá 1.344 metros de comprimento e 16,2 metros de largura. São 35 pilares, sendo 17 no trecho do rio Paraíba do Sul, 14 em São João da Barra e quatro em São Francisco. A ponte encurtará em 80 quilômetros a distância entre os dois municípios. Pelo lado de São João da Barra, a estrutura está compreendida entre a intersecção com a BR 356, próximo ao trevo do Açu, em São João da Barra, e a RJ 194, na localidade de Campo Novo, em São Francisco de Itabapoana.
Para o presidente do DER-RJ, Herbert Marques, a retomada da obra será crucial para o desenvolvimento da região:
– A construção é uma grande expectativa para o desenvolvimento econômico do Norte fluminense, pois servirá como uma rota de escoamento de produção, além de diminuir a distância entre os dois municípios, explicou.
A intervenção é considerada de extrema importância para a logística e desenvolvimento da região Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro. Estima-se que mais de um milhão de pessoas serão beneficiadas após a conclusão da ponte, graças aos empregos gerados a partir do desenvolvimento do Porto de Açu.
Além disso, a Ponte da Integração também vai incrementar o escoamento de produção do polo de fruticultura, assim como também as usinas de cana-de-açúcar instaladas no Norte Fluminense. Importante destacar que a obra vai facilitar ainda o acesso de visitantes às diversas praias e hotéis-fazenda situados nos municípios de Sâo João da Barra e Sâo Francisco do Itabapoana, impulsionando o fluxo turístico e gerando novos empregos.