- 30/09/2024
Integrar ciência e arte de forma criativa é o objetivo do projeto Ópera Brasileira da Ciência, apresentado na quinta-feira, 30, no Cine Teatro São João, em uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura com o projeto Ópera Mundial da Ciência. Participaram alunos da rede municipal de ensino dos municípios de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e Santa Maria Madalena, com trabalhos em vídeos e apresentações de dança, música e teatro.
Durante o evento foi apresentado o termo de adesão da parceria. No mês de novembro, São João da Barra vai participar da Ópera Mundial da Ciência, com a elaboração, a partir de agosto, de uma apresentação em vídeo com um grupo de alunos da rede municipal. A apresentação será no mesmo formato da Ópera Brasileira, utilizando a linguagem artística e a contribuição da ciência. A apresentação será online, por meio de um vídeo enviado à organização do evento.
A professora norueguesa Janne Robberstad, gerente de produção do projeto Ópera Mundial da Ciência, e o coordenador no Brasil do projeto, Marcelo Souza, participaram do evento em São João da Barra. A professora chegou ao município na segunda-feira, 27, e realizou visitas a unidades escolares e oficinas para professores e artistas.
O subsecretário municipal de Educação e Cultura, Cláudio Andrade, agradeceu a oportunidade de o município sediar o projeto. “Estamos muito gratos pela parceria construída. É uma data marcante a realização da I Ópera Brasileira da Ciência, projeto que surgiu a partir da parceria com o Clube de Astronomia Louis Cruls e o Global Science Opera (Ópera Mundial da Ciência)”, destacou o subsecretário.
A Ópera Brasileira da Ciência, de acordo com o coordenador Marcelo Souza, representa um momento especial por ser a primeira vez que o projeto tem uma versão realizada em um país. “As equipes de professores e estudantes dos municípios de São João da Barra, Santa Maria Madalena e São Francisco de Itabapoana merecem todos os méritos pelas maravilhosas apresentações que realizaram. O município de São João da Barra foi a sede da Primeira Ópera Brasileira da Ciência e ofereceu uma magnífica acolhida”.