Órgãos de segurança intensificam Operação Choque de Ordem

Representantes de órgãos de segurança pública que trabalham de forma integrada no reforço da estrutura durante a alta temporada em São João da Barra se reuniram na tarde desta quinta-feira, 2, para alinhar as ações que são realizadas em todo o município. Na reunião foi definido que haverá intensificação da Operação Choque de Ordem no bairro Telê Santana, em Grussaí, a fim de coibir consumo de entorpecentes, perturbação do sossego e outros atos infracionais.

O trabalho já vem sendo realizado nos finais de semana, resultando em veículos multados pela Guarda Civil Municipal (GCM) devido ao som alto, estabelecimentos comerciais notificados pelo setor de Posturas e apreensões de armas, drogas e motocicletas. As ações acontecem com a participação da Polícia Militar, Programa Estadual de Integração na Segurança, Polícia Civil e Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp).

O secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, destacou a importância da atuação integrada durante o verão, principalmente as ações de prevenção. “Nosso objetivo é que os sanjoanenses e turistas se sintam cada vez mais protegidos com suas famílias e amigos e aproveitem nosso verão. Temos uma estrutura em todo o município, que já funciona o ano todo e é reforçada na alta temporada. Mas é fundamental que as pessoas se conscientizem, respeitando as leis e evitando excessos”.

A reunião foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e contou também com as presenças do subsecretário Arthur Miller, do delegado titular da 145ª DP, Ruchester Marreiros, do comandante da 5ª Companhia do 8º BPM, primeiro-tenente Luciângelo Corrêa, além do comandante da Guarda Civil Municipal, Rogério Constâncio, e do fiscal de Posturas Michael Gomes.

Estrutura – A Prefeitura reforçou o número de agentes de segurança, veículos e câmeras de monitoramento durante o verão. Nos locais de shows na Sede, em Atafona, em Grussaí e no Açu são 50 câmeras fixas e do modelo speed dome, que permitem visualização em um ângulo de 360 graus em alta qualidade, além de drone. As novas câmeras representam um reforço de 40% na estrutura que já funciona durante o ano em todos os distritos.

O reforço das câmeras vai permitir que o Ciosp registre imagens da central de monitoramento para eventuais investigações de delitos cometidos no município. A estrutura conta também com a atuação do Núcleo de Inteligência (Nuint), operado por policiais credenciados do Proeis com acesso aos sistemas que identificam veículos furtados, registros de armas e mandados de prisão.

Nos pontos de chegada para as praias há blitz e na orla foi reforçada a fiscalização para coibir o tráfego de veículos na faixa de areia com o uso de quadriciclos. Nas praias há também 30 postos com guarda-vidas do Açu ao Pontal de Atafona em apoio ao Corpo de Bombeiros.