Pescadores de SJB participam de formatura

A cerimônia de formatura dos 49 alunos dos cursos de Segurança de Embarcações de Passageiros (Esep) e Formação de Aquaviários – Pescador Profissional Nível 1 (CFAQ-POP1/MOP1) foi realizada nesta quinta-feira, 20, na sede da Colônia de Pescadores Z-2, em Atafona. A capacitação, promovida pela Agência da Capitania dos Portos de São João da Barra (Marinha do Brasil), teve início em novembro de 2021 e contou com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Pesca e Aquicultura, e da Colônia de Pescadores Z-2.

A prefeita Carla Machado participou da solenidade ao lado do comandante da Agência da Capitania dos Portos de São João da Barra, capitão Eduardo Silva Oliveira, do presidente da Colônia de Pescadores Z-2, Elialdo Meireles, secretário municipal de Pesca e Aquicultura, Marcelo Roger, e da subsecretária, Joice Pedra. Carla parabenizou a Capitania por disponibilizar a oportunidade aos pescadores em se qualificar.

“Vocês sabem o quanto são importantes e vamos continuar buscando mais parcerias e capacitações para a classe. Fico feliz também em ver a participação das mulheres nessa formação, ocupando cada vez mais espaço em diversas áreas de atuação”, disse a prefeita, destacando a presença de seis mulheres entre as formandas.

Para o capitão Oliveira, a Marinha do Brasil está cumprindo sua missão em São João da Barra. “As pessoas aqui já nascem com a pesca na veia e esses cursos vêm agregar a técnica à vivência que os pescadores já possuem, além de trazer mais dignidade a esses trabalhadores por meio da legalização da profissão e garantir direitos e acesso a programas sociais direcionados à classe”, salientou.

O Esep é um curso de qualificação em condução de embarcações usadas para transporte de passageiros e estudantes e de turismo ou travessia, com o objetivo de proporcionar mais segurança na navegação e ajudar na prevenção da poluição hídrica. Já o CFAQ-POP1/MOP1 visa preparar profissionais para ingresso na Marinha Mercante como aquaviários do 3º Grupo, na categoria pescador profissional (POP1) e/ou motorista de pesca (MOP1).

O pescador Joelson do Espírito Santo, conhecido como Bigu, trabalha há 31 anos no mar e comemorou a regularização da profissão. “Foi uma grande oportunidade não só para mim, mas para os demais colegas que puderam participar do curso de Pescador Profissional e Motorista de Pesca, pois agora podemos buscar outros benefícios, além de garantir nossos direitos profissionais como pescadores”, explicou.