- 26/12/2024
No dia 25 de outubro de 2014, há 10 anos, o Porto do Açu concluía a sua primeira operação. O navio “Key Light”, depois de carregar 80 mil toneladas de minério de ferro, partiria com destino à China. À época, o terminal privado que fica no município de São João da Barra tinha o minério como a principal commodity, mas muita coisa mudou em uma década. Transbordo de petróleo, descomissionamento de plataformas, termelétricas, expansão do cais, suporte ao setor de óleo e gás, energias renováveis e uma infinidade de projetos foram desenvolvido no ainda jovem terminal.
Único porto totalmente privado do Brasil, o Açu é resultado de investimentos totais de 20 bilhões de reais, com previsão de investimentos de mais 22 bilhões de reais nos próximos 10 anos. Atualmente, conta com 22 empresas instaladas e 11 terminais privados. A futura industrialização do porto inclui a expansão das atividades de mineração e óleo e gás, o avanço de projetos de energia renovável e a aceleração da industrialização de baixo carbono, conforme informações que constam no site do Porto.
A variedade de atividades desenvolvidas no Açu continua em expansão. Exemplo disso foi a realização da primeira operação de exportação de café em big bags (confira no blog da Suzy Monteiro). Ao todo, 15.520 toneladas, vindas principalmente de produtores do sul e leste de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, foram embarcadas para Hamburgo, na Alemanha, por intermédio do operador logístico C. Steinweg Group.
Que o Porto é uma realidade, que não tem volta, parece já ser claro para todo cidadão da região Norte Fluminense. Hoje já é referência para fora dos limites fluminenses se apresentar como morador de São João da Barra, terra do Porto do Açu. Que nas próximas comemorações, de anos e décadas, o desenvolvimento do Porto posso impulsionar o do município e, sobretudo, que a população local esteja cada vez mais preparada para as oportunidades que o empreendimento oferece.
Fonte: Blog do Arnaldo Neto