- 30/09/2024
O projeto Jovem Alerta, que é desenvolvido no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Barcelos, está beneficiando 42 jovens de 14 a 22 anos. O curso, que começou no início do mês, visa a preparação para o mercado de trabalho, despertando o desejo para a busca pelo primeiro emprego. A iniciativa é da Prefeitura de São João da Barra, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee-RJ). Existe a intenção de expandir o projeto para as demais unidades do Cras do município.
Assistente social do Ciee-RJ, Adriana Caetano conta que as primeiras turmas reúnem jovens das localidades de Barcelos, Roças Velhas, Rua Nova e Vila Abreu. Ela destaca que o projeto prepara os contemplados para diferentes oportunidades do mercado:
— Após a conclusão, os jovens estarão preparados para ocupar vagas de emprego nos programas de aprendizagem, de estágio ou até mesmo outras que possam surgir nessa faixa etária.
Estudante do Colégio Estadual Raimundo de Magalhães, Luís Antônio Alves Gomes, de 16 anos, é um dos participantes do curso. “Estou muito otimista, com certeza este projeto ajudará na conquista do meu primeiro trabalho. Estou aprendendo a fazer um currículo, a como se comportar e o que vestir em uma entrevista de emprego, e isso é fundamental”, comentou o jovem, que mora em Barcelos.
Coordenadora do Cras-Barcelos, Sônia Fernandes salienta que o momento é muito marcante: primeiro, pela retomada das atividades presenciais, com a pandemia sob controle; e, depois, pela oportunidade oferecida aos jovens para que eles possam dar o ponta pé inicial na busca por um emprego.
Nesta primeira etapa do Jovem Alerta foram criadas duas turmas. Os encontros acontecem no Cras Barcelos, todas as terças-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Somente aqueles que estejam frequentando o ensino regular ou que tenham concluído o Ensino Médio estão tendo acesso ao projeto, que foi iniciado dia 2 de agosto. A previsão de término é para outubro e haverá certificação.