PSE e IFF levam Projeto Saúde do Adolescente às escolas municipais

O projeto Saúde do Adolescente – Caderneta de Saúde do Adolescente -, desenvolvido pelo Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com o curso técnico de Enfermagem do Instituto Federal Fluminense (IFF), contemplou os alunos da Escola Municipal 29 de Maio, na Pecuária, semana passada, com atividades desenvolvidas para as turmas do 6º ao 9º ano. A próxima a receber a ação será a Escola Municipal Marechal Arthur Costa e Silva, no Parque Presidente Vargas, na próxima segunda-feira, 5.

O coordenador do PSE, João Paulo Oliveira, explica que, no Brasil, a saúde de jovens e adolescentes recebe atenção especial do Ministério da Saúde (MS) e engendra estratégias específicas de atenção e intervenção. Uma dessas estratégias é a Caderneta de Saúde do Adolescente, que é colocada em análise durante o trabalho nas escolas.

“A Caderneta de Saúde do Adolescente é um instrumento que visa apoiar a atenção à saúde da população juvenil, acompanhar o crescimento e desenvolvimento saudáveis e orientar na prevenção de doenças e agravos à saúde, além de facilitar as ações educativas que promovam o aprendizado e a consolidação de estilos de vida saudáveis. Quero ressaltar ainda o apoio das educadoras Maria Margarida e Laércia Campos, que são muito importantes nessa ação”, comenta João.

Coordenadora e professora do curso de enfermagem do IFF, Campus Guarus, Carla Rangel, diz que a caderneta de saúde é uma importante ferramenta de comunicação, vigilância e prevenção à saúde, indicada a adolescente de 12 a 19 anos. “Ela foi criada em 2008 pelo Ministério da Saúde para que pudesse orientar pais e profissionais de saúde sobre as principais questões que envolve a infância e adolescência. O conteúdo dessa caderneta vai desde os cuidados básicos de saúde, passando pela vacinação e da prevenção da gravidez na adolescência, até temas importantes como sexualidade. O documento também aborda os direitos e deveres do adolescente, dá dicas de como evitar doenças e fala sobre os cuidados com o corpo”, explica Carla.

Vice-diretora da Escola 29 de Maio, Raquel Gomes diz que a presença dos profissionais foi muito importante para a saúde dos alunos. “Eles receberam informações a respeito do desenvolvimento deles e a responsabilidade que os adolescentes têm. E foi de suma importância saber mais sobre boa alimentação e uma vida saudável. Nós agradecemos muito à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), à equipe do PSE por nos proporcionar esse momento de aprendizado para nossos estudantes”, diz Raquel.