- 30/09/2024
O setor de Psicologia do Hospital Ferreira Machado (HFM) promoveu, esta semana, o Projeto “Doe Sentimentos Positivos”, com entrega de cartões com mensagens positivas para acompanhantes e funcionários do hospital. A ação aconteceu na entrada principal e nos corredores da instituição, todos que chegavam recebiam um cartão amarelo em forma de coração, com mensagens de apoio e afeto escritas pelos próprios funcionários do HFM.
Segundo a organizadora, a Psicóloga Ana Paula Bessa, esta é uma ação nacional comemorada todo dia 13 de novembro, com o objetivo de levar mais gentileza e felicidade às pessoas. “Em meio a vida caótica e tumultuada que muitos enfrentam, acreditamos que através da entrega de um coração amarelo – símbolo do projeto – com uma mensagem positiva e um gesto de gentileza, podemos transformar o dia daqueles que os recebem. É por acreditar que existem pessoas necessitadas de afeto e palavras de carinho que surgiu o movimento Doe Sentimentos Positivos, sem nenhuma conotação comercial, religiosa ou política”, explica.
“A iniciativa é simples: confeccionamos corações amarelos com mensagens positivas escritas com muito carinho pelos servidores da instituição e entregamos às pessoas. É um projeto de gentileza urbana. Parece sem utilidade, mas a chegada inesperada de uma palavra e um gesto de gentileza pode mudar o dia inteiro da pessoa de maneira positiva”, destaca o Psicólogo, Frederico Escocard.
Já a Psicóloga Gianne Siqueira comenta que ações como essas promovem conforto e positividade. “Essa simples ação incentiva o ser humano a desenvolver gentileza e empatia, características tão importantes, e que promovem o bem-estar e a felicidade no nosso dia a dia”, informou.
Criação
O projeto Doe Sentimentos Positivos foi criado no Brasil em 2014 pela psicóloga mineira, Renata Livramento, e aconteceu pela primeira vez em Belo Horizonte (MG), ganhando posteriormente espaço em todo o país. Este ano está sendo colocado em prática em várias capitais do país, do dia 7 a 11 deste mês de novembro.
No HFM, essa ação ocorre pelo terceiro ano consecutivo e ao todo, 221 corações amarelos foram distribuídos para as os funcionários, acompanhantes e visitantes.