Reconstruindo Sorrisos faz mais de 500 atendimentos em SJB

O projeto Reconstruindo Sorrisos, do Programa Municipal de Odontologia da Prefeitura de São João da Barra, realizou 520 atendimentos à população desde a sua implantação em novembro de 2023. Deste total, 160 são de próteses dentárias entre total superior e inferior, parcial removível a grampo (roach) e 360 aparelhos ortodônticos fixos, para jovens de 12 a 18 anos. Até o final de 2024 a previsão é de que mais 60 próteses dentárias sejam entregues.

O objetivo é proporcionar bem-estar, aumentar a autoestima e melhorar a qualidade de vida da população. A reabilitação oral substitui os dentes ausentes, influencia positivamente no fator estético, contribui para a saúde, já que devolve as funções bucais, melhorando a mastigação, a fonética e, até mesmo, a respiração. O acesso gratuito aos serviços é por meio de encaminhamento dos dentistas da rede municipal, via sistema, via inserção na fila de regulação do município.

Os interessados devem agendar consulta na unidade de saúde mais próxima de sua casa para avaliação de necessidades e critérios, tendo em vista que o paciente tem que estar com a saúde bucal em dia para que seu nome seja inserido na fila de regulação. Na primeira consulta de tratamento ortodôntico, o paciente terá que realizar exames de radiografia panorâmica e fotos extra e intra orais (documentação ortodôntica) que serão solicitados pelos ortodontistas. Estes exames também são custeados pelo município, via convênio com clínica particular.

A ortodontia atua no alinhamento dos dentes que, quando desalinhados, não possuem problemas apenas estéticos, mas estomacais, mastigatórios, de fala, dores de cabeça e nos dentes, sensibilidade e bullying. Já a prótese total, por exemplo, é indicada para pacientes que perderam todos os dentes e a prótese parcial removível, para aqueles que ainda contam com dentes na arcada dentária.

A coordenadora do Programa Municipal de Odontologia, Janaína Naked, explicou que nesta primeira fase, os aparelhos ortodônticos estão sendo disponibilizados para jovens de 12 a 18 anos, por estarem numa fase ideal para efetuar o tratamento. Já a prótese dentária, está sendo disponibilizada para pacientes de todas as idades. “Porém, para ambos os serviços é necessário uma avaliação pelo dentista, na unidade de saúde de seu bairro, para realizar o tratamento odontológico necessário, ou caso necessite da especialidade odontológica , seja inserido, via sistema, na fila de regulação da especialidade adequada”, completou Janaína.