21/08/2025
A retomada dos voos comerciais em Macaé foi debatida nesta quarta-feira (06), na sede da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, no Centro do Rio de Janeiro.
O encontro foi entre o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, que estava acompanhado de secretários municipais, e representantes da Zurich Airport Brasil, empresa do grupo Zurich Airport. A companhia tem 100% da operação do aeroporto de Macaé, e da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.
“Estamos intensificando nossos esforços para abordar essa questão, para que possamos continuar avançando nessa área mesmo entendendo as particularidades e a complexidade da situação”, disse Rezende.
Já para o gerente de Operações e Aeroportos da Zurich, Fernando Castro, a expectativa é que “a gente possa olhar para o futuro”. “O cenário é desafiador, mas, ao mesmo tempo, Macaé tem uma indústria atuante, com enorme potencial de desenvolvimento. Vejo aqui que os interesses são comuns”, afirmou.
A gerente de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Isabela Bettini, destacou que o mercado é muito sensível.
“Esse gesto das administradoras dos aeroportos de trazer as companhias aéreas para o centro de uma conversa tãoimportante como essa, é algo muito significativo e importante para nós. Este é um mercado muito difícil, de custos muito altos, e extremamente dolariozado”, pontuou.
Segundo ela, a companhia não mede esforços para superar as adversidades momentâneas e ampliar novamente sua área de atuação no interior do país.
Também estiveram presentes representantes de instituições empresariais, como a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo (ABESPetro) e a Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim).