O 18 de maio marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial e para celebrar a data a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Saúde Mental, realizou um grande evento com atividades culturais e recreativas no Jardim São Benedito. O Sambão faz parte da programação da pasta, que encerra no próximo dia 31, com um Cine debate.
Segundo a assessora técnica do programa, Constância Prestes, o movimento busca garantir os direitos das pessoas em sofrimento psíquico e uso decorrente de substâncias psicoativas. Além disso, o programa, que é coordenado pela médica psiquiatra Lana Maria Pereira da Silva, vem batalhando e trabalhando para que a Rede de Atenção Psicossocial seja um espaço para que os indivíduos com transtornos de saúde mental tenham um tratamento mais humanizado, com envolvimento da família, da sociedade e amigos.
“Promover saúde e autonomia aos pacientes, que antes viviam nos manicômios, é o que a gente pratica hoje, junto a todas as unidades de Saúde Mental. Nós temos que pensar que nossa Rede Campos de Saúde Pública é potente e com perspectiva de aumento dos equipamentos de Saúde Mental, tudo isso para darmos uma melhor assistência a nossa população”, destacou Constância.
Além de quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) conta com cinco Residências Terapêuticas (RTs); Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI); Matriciamento; Perícias Médicas; Serviço de Desinstitucionalização; Pronto Socorro Psiquiátrico (PSP); Ambulatório Ampliado de Saúde Mental e Centro de Reabilitação Física e Intelectual para Pessoas Especiais (Crefipe), que funciona em Santa Maria.