Semana de Meio Ambiente acontece entre 5 e 10 de junho

São João da Barra promove, em comemoração ao Dia Mundial de Meio Ambiente (5 de junho), a Semana do Meio ambiente. O início será no domingo, 5, com mutirão de limpeza na orla marítima de Grussaí, às 7h, e Campanha de Educação Ambiental, às 10h, no Polo Gastronômico. O encerramento será na sexta-feira, 10, com a Feira de Meio Ambiente, no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, em Atafona.

A programação, elaborada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, tem na segunda-feira, 6, às 14h, no Auditório do Ciep Gladys Teixeira, capacitação técnica sobre encalhes de grandes cetáceos (baleias e golfinhos), em parceria com a empresa CTA-Serviços em Meio Ambiente, responsável pela execução do Projeto de Monitoramento de Praias das Bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES).

A capacitação é direcionada a funcionários do Núcleo de Controle de Zoonoses, União Norte, Guarda Ambiental, Marinha e Secretaria Municipal de Pesca, além de analistas ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos.

Implantação de ecopontos para coleta de eletrônicos nas escolas municipais será a ação na terça-feira, 7, durante todo o dia. Na quarta-feira, 8, haverá Piquenique Ambiental, às 14h, na Lagoa do Veiga, no Açu, com participação de alunos da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza. Quinta-feira, 9, durante todo o dia, acontece nas escolas municipais o lançamento do Programa Horta nas Escolas.

“A Semana de Meio Ambiente é um momento importante para que possamos refletir sobre os avanços das políticas ambientais de São João da Barra e fazer uma conscientização junto à população de temas como resíduos sólidos e educação ambiental no município”, explicou a secretária municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo.

A data – O Dia Mundial do Meio Ambiente foi proposto com a finalidade de aumentar a visibilidade e as discussões sobre a causa ambiental. O tema deste ano é “Uma só Terra”, e foi escolhido para lembrar que este é um planeta em que todos são responsáveis por ele.