- Home 07/12/2024
Professores e coordenadores da rede municipal de ensino participaram nesta quarta-feira, 10, do 1º Simpósio de Educação Jovens e Adultos (EJA) de São João da Barra. O evento, realizado no Cine Teatro São João, debateu os desafios e novas perspectivas para o programa.
O subsecretário municipal de Educação e Cultura, Cláudio Andrade, abriu o simpósio destacando o momento histórico para o município na discussão das questões relativas à educação de jovens e adultos, que “são complexas, mas podem e devem ser enfrentadas pelas equipes escolares”.
— A função qualificadora da EJA é responsável por mostrar habilidades, trocar experiências e ter acesso à novas culturas. São João da Barra propôs este simpósio para buscar caminhos pedagógicos com objetivos mais eficazes na educação voltada para este público, com sensibilização na busca por um novo olhar para a EJA — pontuou Cláudio Andrade.
A atividade pedagógica contou com palestras, apresentações culturais e exibição de curta-metragens durante todo o dia, com a presença do professor da Uenf Gerson Tavares do Carmo, que ministrou a palestra “EJA: Luzes e Sombras na Sala de Aula”.
A coordenadora municipal da EJA, Joyce Sena, ressaltou que o grande desafio na Educação de Jovens e Adultos é a permanência. “Os desafios para garantir a formação de jovens e adultos são complexos, mas estamos reunidos para repensar como podemos criar um ambiente ainda mais acolhedor, de diversidade e com flexibilização dos modelos de atendimento que temos hoje”.
A programação contou ainda com apresentações de dança da coreógrafa Carlatriz Lopes e do Projeto TerçanEJA, com Milena Amaral, e exibição do curta-metragem “Os esquecidos da EJA”, seguido de relato do aluno Fábio Alves. Também integraram o evento as palestras “Peculiaridades que influenciam a evolução da aprendizagem na EJA”, “Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva”, “EJA em foco: desafios e possibilidades”, com a Coordenação de Orientação Educacional” e “Reflexão pedagógica”, com coordenadores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
A Educação de Jovens e Adultos é a modalidade de ensino destinada a garantir os direitos educativos da população com 15 anos ou mais que não teve acesso ou interrompeu os estudos antes de concluir a educação básica. Além das escolas municipais da sede do município, a EJA é disponibilizada em Atafona, Grussaí, Cajueiro, Barcelos, Vila Abreu, Mato Escuro, Bajuru, Quixaba e Açu.