- 21/12/2024
Os 19 professores do componente curricular Projeto de Vida, das turmas de 6º, 7º e 9º ano e Acelera II e III, nas 12 escolas de Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino de São João da Barra aprovados no processo seletivo estão participando da capacitação para 4ª fase do itinerário formativo da disciplina Projeto de Vida. As atividades foram iniciadas na terça-feira, 17, e prosseguem até quinta-feira, 19, das 8h às 17h, no Ciep-265 Municipalizado Profª Gladys Teixeira.
A intenção é dar continuidade às capacitações, que vêm acontecendo no município visando preparar ainda mais os professores para ministrarem as aulas, por meio do treinamento na metodologia do Instituto Aliança que apresenta uma proposta diferenciada com aulas participativas e dinâmicas. Os docentes são preparados discutindo textos para o aprofundamento teórico e vivenciando na prática as dinâmicas e atividades que vão realizar com os alunos em sala de aula.
A capacitação é realizada pelo Instituto Aliança, que realiza o Programa Transformando o Presente e Projetando o Futuro (TPPF), financiado pela Chevron Brasil em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A programação das atividades é preparada previamente pela equipe do Programa TPPF e visa trabalhar os desafios que foram identificados no último trimestre, celebrar as conquistas e o desenvolvimento dos alunos percebidos pelos professores e preparar os docentes para a próxima etapa formativa.
A equipe local do Instituto Aliança, que está ministrando a capacitação, é composta pela coordenadora Luciana Oliveira, coordenadora pedagógica Raquel Veiga, assistente de coordenação Raysa Oliveira, educadoras Samara Amorim e Laura Crespo e, apoio administrativo, Francilene Sales.
“Cada dia é focado em diferentes desafios e objetivos que a gente precisa abordar com os professores. No momento são 1.791 alunos atendidos pelo programa de 86 turmas de três séries. A capacitação objetiva a formação continuada e a preparação para as atividades do último trimestre do ano letivo”, declarou a coordenadora Luciana Oliveira.
– A disciplina Projeto de Vida tem apresentado resultados positivos devido à transformação pessoal dos alunos que começam a entender quem são, passam a desenhar e a pensar melhor no seu futuro e a escolher qual projeto de vida acadêmico e pessoal seguir. Já para os professores, a capacitação em Projeto de Vida contribui para a conquista de ferramentas que contribuem para que os alunos percebam sentido na escola e para que a educação tenha melhores resultados – avaliou Luciana.