06/02/2026
O Hospital São José (HSJ), em Campos dos Goytacazes, alerta pais e responsáveis para a importância de observar sinais que podem indicar problemas de visão em crianças e adolescentes. Com o retorno das aulas, estes indicativos podem se tornar mais evidentes. Alguns comportamentos em sala de aula e em casa podem apontar a necessidade de avaliação especializada.
“Chegar muito perto do quadro, da televisão, dos livros ou do celular, além da falta de interesse nas aulas e na leitura, são situações que merecem atenção”, orienta a oftalmologista Tatiana Aquino.
Segundo a médica, dificuldades visuais também podem impactar a socialização. “Quando a criança não enxerga adequadamente, ela pode ter dificuldade para brincar, interagir ou acompanhar atividades, o que, em alguns casos, pode ser confundido com transtornos de aprendizagem ou outras condições”, acrescenta.
A especialista reforça que a avaliação oftalmológica deve fazer parte da rotina infantil. “Toda criança deve realizar o teste do olhinho ao nascer e, depois, consultas periódicas. Até os seis anos, é possível corrigir a maioria dos erros refracionais com bons resultados”, afirma.
O superintendente do HSJ, Dante Pinto Lucas, destaca que a unidade está preparada para atender esse público. “Contamos com atendimento ambulatorial e estrutura adequada para acolher crianças e adolescentes que necessitem de acompanhamento oftalmológico”, ressaltou.
Cuidados na escola
Ao perceber mudanças de comportamento ou dificuldades de aprendizagem, profissionais da educação comunicam os pais para que busquem avaliação especializada, já que as escolas não realizam diagnósticos na área da saúde.
Além disso, o Programa Saúde na Escola (PSE) promove ações itinerantes nas unidades escolares, com atividades educativas e preventivas voltadas à promoção da saúde, incluindo palestras sobre doenças da infância.